Viagora

Robert quer explicações de Helder Jacobina sobre Operação Topique

O requerimento pede o comparecimento do secretário Estadual de Educação à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a Operação, deflagrada pela PF no último dia 2.

Nesta quinta-feira (9), o deputado estadual Robert Rios apresentou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um requerimento convocando o secretário estadual de Educação, Helder Jacobina, a prestar esclarecimentos sobre a Operação Topique, realizada pela Polícia Federal na última quinta-feira (2).

  • Foto: AlepiDeputado Robert Rios (PDT).Deputado Estadual Robert Rios (DEM).

Em entrevista ao Viagora o deputado estadual Robert Rios, explicou que o requerimento solicita a presença do secretário estadual de Educação, Helder Jacobina, na Assembleia Legislativa, no próximo dia 15, para maiores esclarecimentos sobre a operação da Polícia Federal. “Essa foi a maior operação realizada no Piauí, com 23 pessoas presas e 40 mandados de busca e apreensão. O secretário se nega a dar informações à mídia, assim como a ex-secretária. Nós da Assembleia representamos o povo e essa convocação foi feita porque a população quer maiores esclarecimentos sobre a realização dessa operação e sobre os contratos investigados”, afirmou o deputado.

A Operação Topique investiga esquemas de corrupção no transporte público. Foi detectado durante as investigações que oito empresas de transportes foram utilizadas pelas organizações criminosas para fraudar licitações e nove empresas para lavagem de dinheiro.

Segundo a Polícia Federal, 23 pessoas já foram presas, a maioria em Teresina. As empresas autuadas no processo receberam entre 2013 e 2017 cerca de R$ 297 milhões pagos por 40 prefeituras municipais e pelo Governo do Piauí. O prejuízo causado por essas empresas é de mais de R$ 119 milhões.

Facebook
Veja também