Viagora

Rodrigo martins (PTB) e Rosário Bezerra (PT) vão disputar a presidência da câmara de vereadores

Os dois vereadores confirmaram a disputa para o cargo e agora esperam somente a decisão dos partidos

O vereador Rodrigo Martins (PSB) confirmou ontem que está em campanha para a presidência na Câmara Municipal de Teresina e adiantou que já busca apoio para sua eleição. Ele observou que só não é candidato se houver consenso em torno da reeleição do atual presidente, Edvaldo Marques, também do PSB.

Entre as adesões já confirmadas estão a dos vereadores eleitos do PSDB, PPS, PRB e PSDC. Rodrigo Martins deverá enfrentar a vereadora Rosário Bezerra (PT), que reafirmou ontem que também é candidata à presidência da Câmara.

Mesmo com o apoio dos partidos acima citado, além do PSB, Rodrigo Martins afirma que ainda é muito cedo para falar em certezas para uma eleição que vai ocorrer somente no dia 1º de janeiro, mesmo dia que os vereadores tomam posse de seus cargos.

"Ainda é muito cedo para falar de certezas dos apoios. Estamos conversando com os vereadores em particular, mas acredito que a confirmação só vamos ter em dezembro, com a proximidade da eleição", afirmou o vereador.

Além dos colegas da casa, o vereador conta com o apoio do prefeito eleito Firmino Filho (PSDB). O parlamentar informou que já teve uma primeira conversa com o gestor e que ele havia confirmado que vai defender o nome do vereador na disputa pela presidência da Câmara. Outra conversa está agendada.

A expectativa do vereador é que os colegas que apóiam o prefeito devem ficar todos a favor dele, que precisa de 15 votos para se eleger, já que a Câmara a partir de janeiro contará com 29 vereadores. O PSDB elegeu dois vereadores na eleição de 7 de outubro.

De acordo com os apoios já anunciados, Rodrigo Martins conta com nove votos - três dos vereadores do PSB, dois do PSDB, dois do PPS, um do PRB e um do PSDC. Mas no outro lado da disputa está a petista Rosário Bezerra, que já havia anunciado que conta com o apoio de quatro partidos, o PTB, PV, PHS e PP, além dos colegas do PT.

Com esses apoios, se a eleição fosse hoje, Rosário seria eleita, já que seu partido elegeu três vereadores e, somado aos quatro do PTB, aos dois do PV, um do PHS e um do PP, teria 11 votos.

Facebook
Veja também