Viagora

Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus em Teresina

O diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, pede que a população somente procure as Unidades Básicas de Saúde se estiverem realmente doentes.

O diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Kledson Batista, pede que somente procurem as Unidades Básicas de Saúde durante os próximos 15 dias aquelas pessoas que estiverem realmente doentes. A Estratégia Saúde da Família está com uma nova configuração nos próximos dias, na qual todas as atividades coletivas foram suspensas, pois nesse momento o foco é atender a demanda espontânea dos doentes.

“Se você está sadio, fique em casa. Se você tiver alguma gripe com sintomas leves, fique em casa. Só procure a unidade de saúde se seu quadro agravar para falta de ar, se sua febre não passar e se você for grupo de risco (gestante, puérpera, idoso, bebê e pessoas com comorbidades). Estamos em um momento de extrema atenção com a pandemia do Coronavírus, precisamos ter o mínimo de contato com outras pessoas e se tivermos algum contato físico devemos sempre lavar bem as mãos. Temos que ter atenção redobrada quanto a nossa higiene pessoal, evitar colocar mão em boca, nos olhos e não procurar UBS. Fiquem em casa”, pede Kledson.

Ele fala ainda que as pessoas só devem ir até a UBS se forem convocados, como por exemplo para alguma vacina específica. A vacina da gripe estará disponível das salas de vacina na próxima segunda-feira (23) somente para idosos e profissionais de saúde. As demais pessoas do grupo alvo da campanha terão datas definidas para se vacinarem. A estratégia visa evitar aglomerações nas unidades.

Facebook
Veja também