Viagora

SAMU participa da Semana Nacional do Trânsito em Teresina

Conforme a Prefeitura Municipal, o evento tem início neste sábado (18) e vai até o próximo dia 25 de setembro.

Neste sábado (18), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, vai participar da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro, com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, na capital piauiense.

Segundo a Prefeitura de Teresina, o evento ocorre das 8h às 12h deste sábado, no Complexo da Ponte Estaiada e consiste em uma ação do Projeto Vida no Trânsito, que envolve diversos órgãos de trânsito e de saúde.

  • Foto: AscomServiço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina.Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina.

De acordo com a organização do evento, serão entregues folders informativos, haverá demonstrações de manobras de reanimação cardiorrespiratória e simulação realística de acidente.

O diretor geral do SAMU, Eliel Pereira dos Santos explica que objetivo do evento é de chamar atenção para a redução de acidentes.

“O SAMU alerta que a Semana Nacional de Trânsito é para preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito”, explicou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque destaca que os acidentes com motociclistas é a segunda maior entrada de atendimentos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

“Os dados revelam que existe muita imprudência e descumprimento da legislação. No HUT cerca de 88% das vítimas de acidentes de trânsito que chegam ao hospital são de motociclistas”, afirmou.

Conforme os dados do HUT, em 2020 foram registrados 5.746 acidentes de trânsito geral e, de janeiro a agosto deste ano, foram 5.956. Os acidentes com motocicleta em 2020 chegaram a 5.077 e em 2021, de janeiro a agosto, somam 5.198.

Ainda segundo os dados do hospital, cerca de 64% das cirurgias realizadas pelo HUT são decorrentes de vítimas de politraumas envolvidas em acidentes de trânsito. A faixa etária predominante é de 21 a 40 anos com 57% e o sexo predominante é o masculino com 77%.

Facebook
Veja também