Viagora

SAMU pulveriza vestimentas para evitar contaminação da Covid-19

De acordo com a prefeitura de Teresina, a ação é realizada antes da retirada dos equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados durante atendimentos a pacientes com Covid-19.

A prefeitura de Teresina informou que os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) serão submetidos a processo de pulverização de toda a sua vestimenta especial, o que inativa o Coronavírus em até um minuto.

A ação é realizada antes da retirada dos equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados durante atendimentos a pacientes com Covid-19. Com a inciativa, a prefeitura visa diminuir o risco de contaminação dos servidores, como explica a diretora geral do órgão, Francina Amorim.

“O SAMU disponibiliza os EPIs necessários para que os profissionais façam os atendimentos. Mas um dos principais riscos de contaminação dos servidores é na desparamentação, que é a hora da retirada desses EPIs. Eles podem levar as mãos contaminadas aos olhos, boca e nariz e se infectarem. Por isso, temos realizado cursos periódicos sobre o tema e agora estamos com essa ação inovadora de pulverização”, explica a diretora.

  • Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaSAMU pulveriza vestimentas para evitar contaminação da Covid-19SAMU pulveriza vestimentas para evitar contaminação da Covid-19

A operação de desinfetar os EPIs dos servidores é feita com bombas de pulverização, como ressalta a diretora de Enfermagem do órgão, Eronice Morais.

 “O produto borrifado foi adquirido pelo SAMU, é biodegradável, não-tóxico e utilizado para combater infecções causadas por microrganismos multirresistentes. Isso é mais uma ação estratégica para conter esse vírus que tem potencial letal, contribuindo com a proteção dos profissionais”, ressalta a diretora.

Facebook
Veja também