Viagora

SAMU Teresina realizou mais de 30 mil atendimentos no ano de 2019

Os atendimentos são referentes às orientações médicas por meio do 192 e deslocamento de ambulâncias nos casos de urgência clínica, e transferência inter-hospitalar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou 30.508 atendimentos em 2019. Deste total, 29.235 foram na zona urbana e 1.273 na zona rural da capital. Os atendimentos são referentes às orientações médicas por meio do 192 e deslocamento de ambulâncias nos casos de urgência clínica, traumática, obstétrica, psiquiátrica e, ainda, transferência inter-hospitalar de pacientes em estado grave.

De acordo com a FMS, as maiores demandas do SAMU em 2019 foram de atendimentos de urgências clínicas em adultos, no qual foram atendidas 10.516 pessoas, seguido de traumas por acidente de trânsito com 5.687 pessoas beneficiadas. No caso de urgências psiquiátricas, o SAMU Teresina atendeu 931 casos entre zona urbana e rural. Já nos casos de urgência obstétrica, o número de atendimentos foi de 1.010 na cidade e 214 na zona rural. O SAMU também prestou assistência em situações de afogamento, queimaduras, choque elétrico e envenenamento.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaSAMU Teresina realizou mais de 30 mil atendimentos no ano de 2019SAMU Teresina realizou mais de 30 mil atendimentos no ano de 2019

Segundo o diretor médico do SAMU de Teresina, José Ivaldo, em 2019 foram registrados 180 trotes, o que de acordo com ele, prejudica o serviço, já que ambulâncias são deslocadas gastando tempo e recursos. “Muitas vezes mobilizamos e deslocamos ambulância e pessoal para fazer um atendimento que não é real, quando poderíamos atender uma pessoa que estava realmente precisando dos serviços do SAMU”, conta o diretor. 

Para ter acesso aos serviços do SAMU, basta telefonar para o número 192. A ligação é gratuita de qualquer telefone. O serviço deve ser acionado sempre que houver acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos, nos casos de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, trauma ou queimadura. O SAMU também atende casos de quadros infecciosos, maus tratos, trabalhos de parto ou crises hipertensivas.

Facebook
Veja também