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Santo Inácio e Santa Cruz terão bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Serão contemplados os municípios de Santo Inácio do Piauí e Santa Cruz do Piauí, ambos, atendendo a uma população de cerca de 12 mil habitantes.

Dentro da política de descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), inaugura na próxima segunda-feira (30) mais duas bases do serviço. Serão contemplados os municípios de Santo Inácio do Piauí e Santa Cruz do Piauí, ambos, atendendo a uma população de cerca de 12 mil habitantes.

A solenidade de inauguração contará com a participação do governador Wilson Martins, da coordenadora estadual do SAMU, Christianne Rocha, e de autoridades locais. De acordo com Christianne, a partir de agora as duas cidades passarão a ter um atendimento mais bem qualificado. “Essas duas cidades vão poder desfrutar do trabalho que vem sendo feito pela Sesapi em todo o Estado, que é levar atendimento através de profissionais qualificados na área da assistência pré-hospitalar”, destacou.

Cada base será equipada com uma Unidade de Suporte Basico (USB) e disponibilizará para a população uma equipe com nove profissionais, sendo 4 técnicos em Enfermagem, 4 socorristas (motorista), 1 enfermeiro-coordenador.

Para que o município receba a base descentralizada do SAMU é necessário que a Prefeitura firme um acordo com o Estado: ao Governo Estadual fica destinada a retirada da viatura da fábrica até a cidade de Teresina, a capacitação dos profissionais, a implantação da Central de Regulação Médica e a aquisição de internet de alta velocidade. Para o município, o custeio da adequação da base descentralizada (mobiliário, uniformes e demais materiais/ insumos de uso na base e nas viaturas), aquisição do sistema de comunicação via rádio e efetivação do seguro contra sinistro das viaturas.
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