Viagora

São Paulo começa a testar vacina contra coronavírus em humanos em julho

Segundo o Governo de São Paulo, os testes serão realizados em nove mil voluntários para comprovar a eficácia e segurança da vacina desenvolvida.

Nesta quinta-feira (11), o Governo do São Paulo informou que a última fase de teste da vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, deve começar no mês de julho.

Segundo o Governo de São Paulo, os testes serão realizados em nove mil voluntários para comprovar a eficácia e segurança da vacina desenvolvida.

O governador João Dária disse nesta quinta-feira que se os testes forem bem sucedidos a produção poderá ser em larga escala.

"Comprovada a eficácia e a segurança da vacina, o Instituto Butantan terá o domínio da tecnologia, que poderá produzir em larga escala até junho de 2021 para fornecimento gratuito ao SUS”, disse o governador.

Conforme Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina chamada de “CoronaVac”  é uma das dez vacinas em estágio mais avançado no mundo e que foram aprovadas para testes finais em humanos. Diversos laboratórios chineses já tinham conhecimento de outro tipo de coronavírus parecido, o que resultou no desenvolvimento da SARS, no ano de 2002.

De acordo com o laboratório chinês, CoronaVac utiliza pedaços genéticos do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, inativado para acionar o sistema imunológico e criar anticorpos antes que haja o contato com o próprio vírus.

Segundo o Estado de São Paulo, a terceira fase ocorrerá no Brasil pelo Instituto Butantan, que já possui experiência na tecnologia usada pelo laboratório chinês, e o custo inicial é de R$ 85 milhões.

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Covid-19

Facebook
Veja também