Viagora

Sebrae dar inicio a nova modalidade de capacitação para Empreendedores Individuais

Treinamentos estão disponíveis no portal de Educação à Distância do Sebrae.

Este mês, o Sebrae deu início a uma nova modalidade de capacitação para Empreendedores Individuais. As oficinas virtuais do Programa SEI já estão disponíveis no Portal de Educação à Distância da instituição – www.ead.sebrae.com.br.

Nesse primeiro momento são ofertadas três soluções do programa: SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Empreender e SEI Planejar.

Mais de 3,5 mil empreendedores, em todo o país, já aderiram às oficinas virtuais do SEI. No Piauí, cerca de 50 EI participam dessas capacitações. O calendário de matrículas também está disponível no portal de Educação à Distância do Sebrae, EAD.

As inscrições são gratuitas. Para se inscrever, os interessados devem preencher cadastro no EAD, informando CPF. Será gerada uma senha, por meio da qual o empreendedor tem acesso ao ambiente de matrículas.

Só é permitida a participação em uma oficina por vez. Para iniciar uma nova capacitação, é necessário que o empreendedor tenha concluído a oficina na qual efetivou a matrícula. Ao final de cada curso, os participantes recebem certificado, que pode ser impresso e autenticado no próprio portal.

“Além das oficinas, o EAD oferece vários cursos para os EI. A recomendação é que os empreendedores iniciem as capacitações pelo treinamento EI – Empreendedor Individual, no qual são abordados temas como as vantagens e o processo de legalização, impostos pagos pelo EI, os benefícios previdenciários a que esses empreendedores têm direito, contratação de empregados, cancelamento do cadastro de EI, evolução para microempresa, atividades impedidas, entre outros assuntos”, explica o gestor do Programa SEI no Piauí, André Veras.

A modalidade on line das soluções SEI foi criada para facilitar a participação dos Empreendedores Individuais nas capacitações do Sebrae. Outra forma da instituição chegar a esse público é por meio de mensagens de celular (SMS). São enviadas dicas e informações sobre gestão, oportunidades de crédito e empreendedorismo.
Imagem: Misael MartinsAndré Veras, gestor do Programa SEI no Piauí, diz que desde julho do ano passado, mais de 1,5 mil EI já participaram das oficinas do SEI em Teresina(Imagem:Misael Martins)André Veras, gestor do Programa SEI no Piauí, diz que desde julho do ano passado, mais de 1,5 mil EI já participaram das oficinas do SEI em Teresina

“Temos também as oficinas presenciais. Em Teresina, realizamos seis oficinas gratuitas por mês. Desde julho do ano passado, mais de 1,5 mil EI já participaram dessas capacitações na sede do Sebrae na capital. A expectativa é que até o final do ano as soluções do SEI chegue também aos diversos bairros de Teresina e que o número de EI que participaram das oficinas tenha incremento de pelo menos 30%”, acrescenta Veras.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou por telefone. Basta informar CNPJ, CPF, endereço e nome completo. Os interessados devem se dirigir à sede do Sebrae na capital, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro, ou ligar para (86) 3216-1367/3216-1374.

O programa SEI

O SEI é um programa baseado em soluções educacionais nas áreas de finanças, vendas, gestão, empreendedorismo, compras, planejamento e cooperação. A metodologia foi desenvolvida para facilitar o acesso dos EI a informações sobre o mundo dos negócios, que possam contribuir para melhorar a gestão e promover a consolidação e fortalecimento dos empreendimentos no mercado.

O programa é composto por sete linhas de produtos: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Administrar, SEI Empreender e SEI Unir Forças para Melhorar. Cada módulo do programa tem duração média de três horas, para melhor aproveitamento do conteúdo.

Os materiais são simples e trazem histórias que servem como exemplo de sucesso para os empreendedores. O objetivo é que os participantes saiam das oficinas totalmente preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos em seus empreendimentos.

As soluções

A Solução SEI Vender é para o Empreendedor Individual pensar o seu negócio, se adaptar às necessidades do mercado, preparar seus produtos e serviços para conquistar novos clientes e ampliar suas possibilidades de crescimento e expansão. Já a SEI Comprar é para o EI comprar bem, adquirir o que necessita com qualidade, preços e prazos de pagamento favoráveis às necessidades de seus clientes e aumentar a lucratividade. Tudo isso, mantendo uma boa relação com seus fornecedores.

Para aprender sobre finanças e como controlar o dinheiro da empresa, o Empreendedor Individual deve participar da oficina SEI Controlar Meu Dinheiro. Nessa capacitação são abordados temas como diferença entre o seu dinheiro e o da empresa, e controle diário de entradas e saídas, o chamado fluxo de caixa.

A Solução SEI Planejar é para o EI que deseja aprender a organizar o seu negócio para se adaptar às necessidades do mercado, dispor de produtos e serviços com qualidade e ampliar as possibilidades de expansão do negócio de maneira sustentável. A SEI Administrar é para que os empreendedores descubram que gestão de negócio não tem segredos.

Os princípios do empreendedorismo e o potencial empreendedor são os temas abordados na Solução SEI Empreender, que facilita a compreensão do EI no que se refere a agir de forma consciente e responsável na tomada de decisões do negócio.

A Solução SEI Unir Forças para Melhorar é para o Empreendedor Individual conhecer as vantagens de empreender coletivamente para, juntos, superarem problemas, desafios e necessidades comuns. Esta solução é indicada para grupos setoriais, ou seja, para empreendedores que atuem num mesmo ramo de atividade.

Facebook
Veja também