Viagora

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate à Hanseníase

O evento busca alertar a sociedade civil sobre o autoexame, acompanhamento e tratamento de casos de hanseníase, ajudando assim a população a se cuidar e eliminar o preconceito que ainda existe.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoveu, na manhã dessa sexta-feira (24), atividades referente à campanha do Dia Estadual de Luta contra a Hanseníase 2020. O evento busca alertar a sociedade civil sobre o autoexame, acompanhamento e tratamento de casos de hanseníase, ajudando assim a população a se cuidar e eliminar o preconceito que ainda existe.

No Piauí, em 2018, foram notificados 1.009 casos. Em 2019, até o mês de setembro foram notificados mais de 716 novos casos, sendo que, entre estes casos, 46 são pessoas com menos de 15 anos.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíSecretaria de Saúde realiza campanha de combate à HanseníaseSesapi realiza campanha de combate à hanseníase.

A supervisora estadual do Programa de Hanseníase no Piauí, Eliracema Alves, diz que a ação quer promover a inclusão. “Esse evento é para lembrar a sociedade que o mês de janeiro foi escolhido para ser o mês de luta e conscientização contra a hanseníase no Piauí. Essa é uma doença milenar, mas que ainda persiste na atualidade, então é preciso não negligenciar e muito menos afastar quem precisa de ajuda”, aponta a supervisora.

Eliracema destaca que crianças e jovens vêm sendo diagnosticados e alguns já apresentam deformidades. “A cada ano que passa, percebemos que o número de casos de hanseníase em crianças aumenta e isso é preocupante, pois demonstra que a doença está em atividade e que existem pessoas com a forma multibacilar, forma de contágio, que ainda não foram descobertas e estão contaminando outras pessoas, inclusive menores de 15 anos”, destaca a supervisora.

Entre as atividades que compõem a campanha e que estão sendo realizadas de 20 a 31 de janeiro, estão iluminação em monumentos públicos na cor definida por “Roxo – Medium Purple”, busca ativa de casos novos, avaliação dos contatos dos casos notificados e palestras informativas.

Facebook
Veja também