Viagora

Secretário de Segurança Robert Rios anuncia criação do Greco

A Greco terá como atribuição principal a repressão de atividades das organizações criminosas no Estado.

Devido o aumento de ocorrências policiais envolvendo organizações criminosas no Piauí, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Segurança, criou o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), que começa a funcionar a partir da próxima terça-feira (3). Além do grupo, que substituirá a antiga Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico), o secretário da Segurança Robert Rios também anunciou a criação de uma Delegacia de Homicídios.

“A Grego é um grupo especial de investigadores que vai estar ligado diretamente ao gabinete do secretário, configurando-se como um braço operacional da inteligência”, explica Robert Rios, ao comentar que os policiais lotados neste grupo receberam treinamento com os melhores especialistas de São Paulo. Com a criação do grupo, bem como da Delegacia de Homicídios, as funções da antiga Cico foram praticamente esvaziadas, visto que todo o serviço de inteligência produzido no Piauí será operacionalizado pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado.

A Greco terá como atribuição principal a repressão de atividades das organizações criminosas no Estado, em especial os tipos penais como homicídio qualificado, roubo em favor de instituições financeiras e empresa de transporte de valores, sequestro, cárcere privado, extorsão mediante sequestro, quadrilhas interestaduais, dentre outros delitos. O grupo também contará com serviços de cartório e arquivo, tendo como atribuição a guarda e conservação dos documentos oriundos dos procedimentos policiais, bem como a confecção dos autos de prisão em flagrante delito, certidões e demais atos cartorários.

A portaria que cria a Greco foi publicada no Diário Oficial do Estado no fim do mês de novembro. O delegado Menandro Pedro, que atualmente está lotado no 25º Distrito Policial ficará à frente dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado.
Mais conteúdo sobre:

Robert Rios

Facebook
Veja também