Viagora

Segundo pesquisa a Zona Sul de Teresina registrou a metade dos assassinatos no mês de Julho

Os dados são do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí feitos através da pesquisa "Perfil dos Homicídios Dolosos no Piauí" .

A zona sul de Teresina concentrou metade dos assassinatos que ocorreram na cidade no mês de julho. Os dados são da pesquisa "Perfil dos Homicídios Dolosos no Piauí" realizada mensalmente pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi). Os outros oito crimes foram divididos entre as três zonas restantes de Teresina, Norte, Leste e Sudeste.

Segundo o levantamento, oito dos 16 assassinados registrados em Teresina no mês de julho ocorreram na zona Sul da cidade. A outra metade ficou distribuída nas demais zonas: Norte, Leste e Sudeste. Em nível estadual, foram 34 homicídios. A Pesquisa é realizada com base nas divulgações dos assassinatos nos meios de comunicação do Estado, como jornais impressos e portais de internet.

O total de delitos registrados em julho é um pouco superior ao número de crimes do mês anterior, junho, quando ocorreram 31 assassinatos. Na última pesquisa a zona Sul foi a que teve o maior número de casos: seis, de 16. Segundo o sindicato, os dados mostram que a criminalidade naquela região vem se consolidando principalmente devido a briga de traficantes pela hegemonia da distribuição de drogas nas vilas do entorno do conjunto Promorar e bairro Santo Antônio.

Para o coronel Albuquerque, comandante de policiamento da capital, o número é explicado pela quantidade de grupos rivais que disputam o pontos de venda de drogas na região. "Se comparado com outros meses, está dentro do nível normal, mas não é aceitável", comenta o comandante ao ressaltar que a polícia vem intensificando ações na região.

Outro dado apontado pela pesquisa é relacionado com o perfil das vítimas. Grande parte das pessoas assassinadas nos últimos meses era, ex-detentos ou assaltantes . Em Julho, foram registradas oito, das 34 vítimas, com essas características, ou seja, quase 25%.

Após a Capital, que é o maior conglomerado urbano do Estado, a violência também esteve mais presente nos municípios do litoral do Piauí. Em Parnaíba, Luís Correia e Ilha Grande do Piauí foram registrados seis assassinatos. Nestas três cidades o tráfico de drogas também é intenso, motivação da maioria dos crimes.

Nos demais municípios, conforme aponta a pesquisa, os assassinatos estavam relacionados ao consumo excessivo de álcool e rixas pessoais.
Facebook
Veja também