Viagora

Seis escolas do Piauí estão na final de Olimpíada Nacional

O projeto é feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e este ano acontece on-line em razão da pandemia do novo coronavírus.

Seis escolas do Piauí estão entre as 421 equipes de todo o país que participam da final da 12º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O projeto é realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e este ano acontece on-line em razão da pandemia do novo coronavírus.

Entre as escolas piauienses que chegaram à final está o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Lima Rebelo. A diretora Elenilze Rodrigues Mineiro Leitão comemorou junto com toda comunidade escolar de São Miguel do Tapuio, em especial os professores de História Fernanda Oliveira e Celson Moraes, a conquista.

“Com lágrimas nos olhos e o coração cheio de gratidão venho informar que o Ceti Lima Rebelo é um dos 421 finalistas na 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil! A equipe Visão do Passado do 1º ano A (integral) é a representante na grande final, também é a única equipe representante do município de São Miguel do Tapuio e somos uma das seis equipes do Piauí”, relatou a diretora.

No início da Olimpíada, em setembro, foram 69,8 mil inscritos de todo país, com um total de 17,4 mil equipes. O projeto foi adiado para o segundo semestre em razão da pandemia da Covid-19 e passou por uma adaptação para funcionar de forma totalmente on-line.

“Apesar de a ONHB ser on-line e somente sua final presencial, nós buscamos alternativas para que ela fosse ainda mais acessível diante do contexto da suspensão das aulas nas escolas. O resultado foi bastante positivo e conseguimos manter nosso compromisso e contribuição com o processo de ensino e aprendizagem de História”, afirmou a coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello.

O anúncio dos vencedores da Olimpíada será realizado por meio de vídeo que será postado nas redes sociais no dia 22 de novembro. Serão enviadas às escolas vencedoras 20 medalhas de ouro, 30 de prata e 40 de bronze.

Sobre a ONHB

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2020, em sua 12ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também