Viagora

Sem lesões o jogador Valdivia passa a preocupar por "pavio curto" e cartões

Mago engata sequência de jogos, mas se irrita demais com árbitros. Clube vai usar psicologia para meia não prejudicar equipe na luta contra a degola

Imagem: Marcos Ribolli / Globoesporte.comClique para ampliarTemperamento de Valdivia preocupa palmeirenses(Imagem: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Temperamento de Valdivia preocupa palmeirenses
O meia Valdivia participou de nove dos últimos dez jogos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. O único que não jogou, contra o Grêmio, foi por estar suspenso. As lesões que tanto atormentaram a vida do Mago no Palmeiras já ficaram no passado, mas agora o chileno tem um novo problema a ser resolvido: os problemas com a arbitragem e o excesso de cartões. Ele vai entrar pendurado na partida do próximo sábado contra a Ponte Preta, às 21h (horário de Brasília), no Pacaembu. Se for advertido, perde o clássico com o São Paulo, dia 6 de outubro.

Recém-contratado pelo Palmeiras, o técnico Gilson Kleina já teve uma conversa com o Mago sobre o assunto. Foi depois da vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, sábado, em Florianópolis, quando Valdivia levou um cartão logo aos cinco minutos de jogo, por reclamação. Depois, ele ainda virou alvo de polêmica com um gol anulado de Marcos Assunção. O chileno estava em posição de impedimento e saltou várias vezes para atrapalhar a visão do goleiro Wilson. O lance acabou anulado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio.

O Verdão já tem utilizado a psicologia para tranquilizar os jogadores no momento difícil que a equipe atravessa no Campeonato Brasileiro. Mas a diretoria considera reforçar essa orientação com Valdivia, que anda mais “esquentado” do que o normal. Gilson Kleina espera ajudar a tranquilizar o Mago.

-Eu estava preocupado com o Valdivia em relação à arbitragem. Falei para ele esquecer tudo isso e jogar bola. Os jogadores reagem de maneiras diferentes a essas situações. Aos poucos, vamos tirando essa pressão deles – receitou Kleina.

Valdivia levou quatro cartões só nos últimos seis jogos (ele tem cinco no total do Brasileirão). Um dos motivos que lhe provoca irritação é o excesso de faltas que tem sofrido. Com média de 4,7 por jogo, o Mago só perde nesse quesito para o santista Neymar, que leva em média 7,9 infrações por partida. Depois da vitória sobre o Figueira, o chileno disparou contra o árbitro.

– Acho que ele está muito magoado comigo. É muito engraçado. No segundo tempo, o juiz deu uma falta a favor e foi para cima de mim. Eu que sofri a falta, e mesmo assim ele foi para cima. Eu não entendo. Ele abriu os braços, falou um monte... Isso aí vem desde a final da Copa do Brasil, tem de parar de pegar no meu pé – disparou o Mago.

Wilton Pereira Sampaio foi o mesmo que o expulsou na primeira partida da final da Copa do Brasil, contra o Coritiba. Sem hesitar, Gilson Kleina avisou que Valdivia precisa se controlar melhor em campo.

Diante do Figueirense, o meia estava tão nervoso que teve de ser substituído por Tiago Real, antes que pudesse ser expulso. Se a parte física anda em dia, a preocupação é para que o Mago mantenha a cabeça boa para ajudar o Palmeiras a se livrar do rebaixamento
Facebook
Veja também