Viagora

SEMAM acompanha descoberta de mais uma Floresta Fóssil em Teresina

O local guarda petrificações em posição vertical, que se assemelham a troncos vegetais fossilizados.

A Prefeitura de Teresina está acompanhando a possível descoberta de mais uma Floresta Fóssil na capital, às margens do Riacho São Vicente, na zona rural. O local guarda petrificações em posição vertical, que se assemelham a troncos vegetais fossilizados. Atualmente já existe um afloramento desse tipo às margens do rio Poti, na zona urbana de Teresina.

  • Foto: Divulgação/ AscomO afloramento foi identificado por um morador do bairro Socopo.,O afloramento foi identificado por um morador do bairro Socopo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) foi designada a ir ao local para realizar uma visita preliminar. O passo seguinte está sendo buscar profissionais da área de paleontologia para fazer testes que comprovem a veracidade e idade do material em questão. 

O secretário da SEMAM, Olavo Braz, esteve no local e afirma que está buscando confirmar se esse afloramento é mais uma Floresta Fóssil e se existem outras petrificações nas proximidades, já que possui muitos indícios. "Fica em uma área bem preservada, em uma propriedade particular, onde não existem sinais de degradação", acrescenta o gestor. 

O afloramento foi identificado por um morador do bairro Socopo, juntamente com a proprietária do sítio onde essas petrificações se encontram. O material foi registrado por eles e encaminhado à Prefeitura de Teresina, que direcionou uma equipe da SEMAM para ir ao local.

Facebook
Veja também