Viagora

Semar intensifica fiscalização de tráfego de carros no litoral

Trafegar com veículos na faixa de areia indica risco à tartarugas marinhas e aos banhistas que passeiam pelo local.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) intensificou a fiscalização do tráfego de veículos na faixa de areia no litoral piauiense. Essa intensificação se fez necessária para preservação da vida marinha e da segurança dos banhistas, nesse período de férias.

As fiscalizações contam com o apoio das equipes da Gerência de Fiscalização e do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado (CGeo). De acordo com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, drones também estão sendo utilizados nas operações. “Com os drones, temos o aumento da área de cobertura de fiscalização, além da possibilidade do registro de condutores de veículos infratores”, afirma

  • Foto: Divulgação/AscomEssa ação faz parte da campanha “Veículos na Praia, Não!”.Essa ação faz parte da campanha “Veículos na Praia, Não!”.

Essa ação faz parte da campanha “Veículos na Praia, Não!” e visa conscientizar sobre os riscos do tráfego desses veículos nas áreas próximas ao mar, pondo em risco tanto as tartarugas marinhas, quanto as pessoas que trafegam na beira da praia. O litoral piauiense abriga cinco espécies de tartarugas marinhas, todas ameaçadas de extinção.

De acordo com a Semar, os condutores que forem pegos trafegando com veículos na praia sofrerão sanções previstas na Legislação Ambiental e no Código de Trânsito Brasileiro. A Lei de Crimes Ambientais abrange como crime modificar, danificar ou destruir ninhos, abrigo ou criadouro de espécimes da fauna silvestre.

Facebook
Veja também