Viagora

SEMAR proíbe queimadas controladas no estado do Piauí

De acordo com a secretaria, a medida tem como objetivo diminuir a quantidade de focos de incêndios que prejudicam o meio ambiente, humanos e animais.

Nessa semana, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) publicou a portaria 058/2021 que proíbe a queimada controlada em todo o estado a partir do dia 23 de setembro.

De acordo com a SEMAR, a medida tem como objetivo diminuir a quantidade de focos de incêndios, que nos últimos dias se alastrou por grandes áreas de mata e floresta no Piauí, trazendo prejuízos ao meio ambiente e ameaçando a vida de humanos e animais.

  • Foto: DivulgaçãoRisco de queimadas aumenta no segundo semestre.Sul do estado sofre com queimadas.

“Os números mostram aquilo que estamos vendo na prática, a maioria dos municípios do Sul do Estado estão se desdobrando para apagar os incêndios que a todo instante aparecem em diversos lugares. Eles são provocados pelo homem, fruto de nossas práticas culturais da queima do lixo, da retirada do mel e da queima de áreas para o plantio. Precisamos mudar essas atitudes para o bem de todos”, destaca a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro.

A SEMAR informou que a portaria ficará em vigor até o dia 30 de novembro, podendo ser prorrogada dependendo das condições climáticas e meteorológicas do estado, e que quem não acatar a medida estará sujeito à pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa previstas na lei.

Facebook
Veja também