Viagora

Semar retoma vistorias ambientais na região dos Cerrados do Piauí

Segundo a secretária Sádia Castro, esta atividade foi suspensa durante o período mais rígido da pandemia, mas que a retomada foi necessária.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou que está retomando suas ações de vistoria. Em plena atividade na região dos Cerrados, as auditoras fiscais ambientais, Célia Delamare e Denise de Araújo Ribeiro, relatam que nessa região do estado são fiscalizadas, principalmente, as áreas para supressão de vegetação, as atividades agrícolas, e outras correlacionadas.

Segundo a secretária Sádia Castro, esta atividade foi suspensa durante o período mais rígido da pandemia, mas que a retomada foi necessária, tendo em vista que a vistoria é uma ação que previne danos ambientais.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíFiscalizaçãoFiscalização

“As vistorias verificam ações, processos, produtos e instalações dos empreendimentos e, somadas às demais atividades da Semar, garantiram a redução de 76% do desmatamento em áreas de Mata Atlântica nos últimos dois anos”, informa. Esse número positivo de proteção dos recursos naturais pode ser atribuído, conforme Sádia Castro, a uma revisão dos procedimentos em todos os setores da Semar, que tornou a gestão ambiental do Piauí mais eficiente com a implantação do programa de modernização do órgão. Uma das ferramentas que veio agilizar o atendimento foi o Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos (SIGA).

“Por meio do SIGA, os serviços de licenciamento ambiental, outorga de uso de água; ou qualquer outro serviço voltado à utilização de recursos naturais são feitos virtualmente, poupando inclusive o uso de papel, que é um produto que causa grande impacto ambiental. Nossa missão é sempre ampliar a proteção do meio ambiente sem comprometer o desenvolvimento econômico e acreditamos que o caminho é esse”, completa.

Facebook
Veja também