Viagora

Semec discute plano de volta às aulas em Teresina com pedagogos

Pegagogos das unidades de ensino da rede municipal se reuniram com representantes da Semec na manhã desta quinta-feira (18).

Na manhã desta quinta-feira, 18 de fevereiro, pedagogos das unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina participaram de reuniões para conhecer  o plano de retorno às aulas da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Para evitar aglomerações, os docentes foram divididos em diferentes horários no Centro de Formação Professor Odilon Nunes. Hoje, participaram pedagogos das Escolas Municipais divididos por zona de atuação. Amanhã (19) participarão os pedagogos dos Centros Municipais de Educação Infantil.

A Semec apresentou um plano de retomada, com início das atividades no próximo dia 1° de março no formato hibrido para os alunos do 2°, 5° e 9° ano, alternando entre aulas presenciais e remotas. Os demais alunos continuarão com as aulas à distância.

  • Foto: Divulgação/PMTReunião da Semec com pedagogos da rede municipal de ensino.Reunião da Semec com pedagogos da rede municipal de ensino.

Durante o encontro com os pedagogos, a secretária executiva de Ensino, professora Valtéria Alvarenga, explicou quais serão as intervenções físicas e pedagógicas para este novo formato de aulas.

“Ainda estamos em meio a uma pandemia e isso exige todo um protocolo para reabertura das escolas. Não será fácil, mas as equipes escolares já mostraram que são extremamente profissionais e dedicadas a planejamentos que beneficiem os alunos, professores e servidores. Nossa forma de fazer educação é com base no diálogo, por isso convidamos os pedagogos para uma articulação conjunta”, destacou Valtéria.

As escolas já começam a passar por adaptações para receber os estudantes. Somente algumas turmas do ensino fundamental farão o rodízio entre presencial e online, enquanto alunos com dificuldade de aprendizagem nas aulas remotas serão atendidos por meio de agendamento.

Na última semana a equipe da Semec realizou reuniões com os diretores onde foi discutido sobre o planejamento das aulas. Ainda no início desse mês de fevereiro a Semec esteve reunida com várias autoridades de setores estratégicos, dentre eles a Vigilância Sanitária, OAB, COE, Ministério Público, Defensoria Pública, Fundação Municipal de Saúde, Sindicato dos Servidores, Conselho Municipal de Educação, Representantes de Pais e Professores, onde foi apresentado o planejamento construído pela equipe da Semec e aprovado por diversos órgãos ligados à segurança sanitária.

O retorno às aulas foi decido com a participação de várias autoridades. A secretaria procurou ouvir representantes de vários setores, principalmente profissionais que lidam com vidas, dentre eles médicos infectologistas, para que esse retorno seja realizado com todos os cuidados recomendados pela Vigilância Sanitária.

A Secretária Executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio, também esteve presente no encontro e falou do compromisso da secretaria para a retomada das aulas com responsabilidade.

“Vivemos momentos bem difíceis, onde cada um de nós temos o compromisso de nós proteger e proteger o próximo contra esse vírus. A cada dia temos um novo desafio e uma nova conquista a ser alcançada. Por isso a importância dos diálogos, onde podemos discutir sobre a melhor forma de retorno seguro. Temos o compromisso de buscar sempre o melhor”, destacou.

Edileusa acrescentou que a Semec está ouvindo cada professor, diretor, pedagogos e servidores no sentindo de entender as dificuldades, ouvindo sugestões que possam contribuir para o retorno às aulas e de forma mais segura.

Facebook
Veja também