Viagora

Semec encontra mais de 3 mil tablets abandonados em depósitos

Segundo o secretário municipal de Educação de Teresina, professor Nouga Cardoso, os equipamentos foram abandonados de forma irregular pela gestão passada.

Nesta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) informou que já contabilizou mais de 3 mil tablets encontrados em desuso. 

De acordo com a Semec, um grande número de tablets encontra-se empilhado nos depósitos e armários das escolas, a maioria adquirido pela prefeitura no ano de 2014.

  • Foto: DivulgaçãoSemec contabiliza mais de 3 mil tablets em desuso.Semec contabiliza mais de 3 mil tablets em desuso.

Conforme um levantamento feito pela Semec, na época foram adquiridos 5 mil tablets para o fomento da inclusão digital, por meio do Programa Um Computador por Aluno (UCA), custando cerca de R$ 28 milhões. Programa este que não passou da fase de testes, principalmente pela dificuldade na distribuição da internet.

Segundo o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, os equipamentos foram abandonados de forma irregular: “Nos deparamos com esses equipamentos em várias escolas municipais, infelizmente sem uso. Por mais que tenha chegado com a melhor das intenções, foi abandonado indevidamente. Recurso público desperdiçado”, declarou.

  • Foto: DivulgaçãoTablets em desuso.Tablets em desuso.

Ainda segundo a prefeitura, parte dos tablets adquiridos em 2014 foi doada como forma de premiação para alunos medalhistas de olimpíadas de conhecimento. No entanto, mais de 3 mil ainda estão guardados, alguns danificados.

O secretário Nouga Cardoso informou que pretende restaurar o material, atualizar as licenças a favor das aulas remotas: “Vai ser uma grande força ao acesso dos alunos que estão assistindo aulas online. Nesse momento estamos realizando um levantamento de custos para ter esses tablets funcionando novamente, e o objetivo é recuperá-los para que sejam uteis de verdade. Além disso, poderemos utilizar parte dos equipamentos em outros projetos como por exemplo, introdução ao letramento digital, iniciação ao empreendedorismo, dentre outros”, concluiu o secretário.

Facebook
Veja também