Viagora

Senadora Gleisi Hoffmann é eleita a nova presidente do PT

A eleição aconteceu durante o sexto congresso nacional da sigla em Brasília.

Gleisi Hoffmann (PR) foi eleita neste sábado (03) a nova presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), durante o sexto congresso nacional da sigla em Brasília. Ela vai substituir Rui Falcão e vai liderar o partido por dois anos.

Gleisi foi eleita com 367 dos 593 votos e é apoiada pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual faz parte o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também participaram do pleito o senador Lindbergh Farias (RJ), que recebeu 226 votos, e o militante José de Oliveira, que não pontuou.

  • Foto: Reprodução/FacebookSenadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é eleita nova presidente do partido.Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é eleita nova presidente do partido.

Com a maioria dos votos, a CNB poderá indicar mais adeptos aos demais cargos da diretoria do PT.

A senadora defendeu três propostas para encaminhar a agenda do partido: a regulação da mídia e reformas tributárias e no sistema judiciário. “A aristocracia domina o poder público e articula com elites, representadas pelo poder judiciário”, criticou.

Ela acredita, também, que há uma necessidade de o PT voltar a dialogar com os movimentos sociais, em especial aos grupos jovem, negro e feminino.

Gleisi Hoffmann é a primeira mulher a presidir o Partido dos Trabalhadores.

História

Filiada ao PT desde 1989, Gleisi Hoffmann iniciou sua trajetória militante no movimento estudantil. Foi dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas em Curitiba e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Gleisi é formada em Direito e tem especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. Foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública no município de Londrina (PR).

Entre 2008 e 2009, presidiu o diretório estadual do PT no Paraná e em 2010 foi eleita senadora pelo estado.

Ao longo de 2016, Gleisi presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Facebook
Veja também