Viagora

Servidores aposentados têm até sexta para fazer prova de vida

No último dia do ano o procedimento será possível somente de forma digital devido o fechamento das agências bancárias ao público.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o prazo, até esta sexta-feira (31), para realização da Prova de Vida dos aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e anistiados políticos que não fizeram o procedimento entre janeiro de 2020 a setembro de 2021.

Conforme o INSS, a prova de vida pode ser realizada por meio de um agência do banco em que o beneficiário recebe o pagamento, é preciso apresentar documento de identificação com foto. Nesta sexta-feira (31), o procedimento será possível somente de forma digital devido o fechamento das agências bancárias ao público.

As pessoas que possuem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) devem instalar o aplicativo GOV.BR no celular e validar seu cadastro através de reconhecimento facial.

Outro aplicativo é disponibilizado, o SouGOV.BR, para o fornecimento do comprovante da prova de vida e o acompanhamento da situação. O aplicativo foi desenvolvido exclusivamente para servidores ativos aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal.

Conforme o INSS, o aplicativo também envia notificações para lembrar o servidor público inativo sobre o prazo de realização do procedimento. A prova de vida foi suspensa entre janeiro de 2020 e setembro de 2021 devido a pandemia, contudo, voltou a ser exigido a partir de outubro deste ano, para os nascidos em novembro e em dezembro.

Já para os aposentados e pensionistas do setor privado que receberam pelo INSS, a prova de vida voltará a ser obrigatória somente em janeiro de 2022.

De acordo com o INSS, cerca de 3,3 milhões de pessoas podem ter o benefício suspenso se não regularizarem a situação em 2022.

Conforme informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também