Viagora

Servidores de hospital de Porto denunciam demissões arbitrárias

As demissões teriam acontecido por causa de um Termo de Ajuste de Conduta não cumprido há 20 anos pela prefeitura da cidade.

Integrantes do Sindicato dos Servidores da Saúde do Piauí (SINDESPI) estão denunciando demissões que julgam ser arbitrárias do Hospital Municipal Dr. Roosevelt Bastos no município de Porto. Eles alegam que o fechamento do hospital de urgências prejudica a população da cidade e proximidades.

  • Foto: AscomHospital Municipal Dr. Roosevelt Bastos no município de Porto.Hospital Municipal Dr. Roosevelt Bastos no município de Porto.

Segundo o SINDESPI, as demissões aconteceram por conta de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que deveria ter sido cumprido há 20 anos pela Prefeitura do município. O TAC atingiu os prestadores de serviços que estavam trabalhando naquele hospital, que foi municipalizado e estavam com esses funcionário cedidos.

Mas o sindicato afirma que essa decisão afeta a Prefeitura e não deveria prejudicar esses prestadores, visto que, segundo eles, são funcionários do Estado e não do município.

  • Foto: AscomSINDESPI diz que fechamento de hospital de urgências prejudica milhares de piauienses.SINDESPI diz que fechamento de hospital de urgências prejudica milhares de piauienses.

Para tentar resolver essa situação, participantes do SINDESPI foram a Porto se reunir com os servidores demitidos, com o Secretário de Saúde e o Procurador do Município. Foram ao município a presidente interina, Dorinha Vieira, e o Diretor Jurídico, Sérgio Henrique Ribeiro de Sá e o advogado Paulo Martins Aragão. Na ocasião também foram avaliadas as medidas judiciais que já foram tomadas. 

O sindicato entende que a demissão massiva dos serviços prestados foi uma decisão arbitrária e inconsequente, pois o centro de saúde é o principal hospital de urgências da cidade e da região, afetando cerca de 13 mil habitantes de Porto e cidades vizinhas, prejudicando principalmente, conforme ressalta, as grávidas e os diabéticos.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também