Viagora

Sesapi dá orientações para o dia das eleições na pandemia no Piauí

O governo pede também que sejam evitadas aglomerações, principalmente em ambientes fechados. Essas são medidas para evitar a Covid-19 e votar com segurança.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), orienta que no dia das eleições no Piauí, domingo (15), os eleitores façam o uso de máscara ao sair de casa para o local de votação, bem como permanecer com ela durante todo o período em que estiver na seção. E também devem evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados. Essas são medidas para a Covid-19 e votar com segurança.

O secretário, Florentino Neto, diz que a SESAPI, vai seguir o plano de Segurança Sanitária que foi elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para as eleições municipais, para contribuir com o futuro da sua cidade.

  • Foto: Divulgação/SESAPISecretário de saúde, Florentino NetoSecretário de saúde, Florentino Neto

As orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE), são para que as pessoas obedeçam às marcações de distanciamento feitas pela Justiça Eleitoral nas filas dos locais de votação. E evitem contato físico como abraços, apertos de mão e beijos para não correr riscos de disseminação do vírus porque ainda estamos numa pandemia. O COE também recomenda que o eleitor siga a recomendação do TRE, de levar a própria caneta para a seção eleitoral e o álcool em gel para higienizar as mãos antes e depois de usar a urna.

Os membros do Comitê lembram das regras de conduta divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que no dia de votar, pessoas com sintomas ou quadro confirmado de Covid-19, não devem comparecer à votação. Quem apresentar febre no dia de votar ou tiver sido diagnosticado com o vírus nos 14 dias antes não deve participar das eleições e justificar o voto.

Facebook
Veja também