Viagora

Sesapi é escolhida para apresentar planejamento em reunião nacional

O evento será com nove secretarias de saúde do país, é promovido e coordenado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) foi um dos órgãos gestores de saúde do Brasil, escolhidos para fazer o relato do seu processo de construção do Planejamento Estratégico durante um seminário nacional, que acontecerá na próxima quarta-feira (25).

O evento será com nove secretarias de saúde do país, é promovido e coordenado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas). Será todo de forma online.

O documento que materializa o Planejamento Estratégico é um instrumento que orienta e define diretrizes de ação da política de saúde no Estado, tendo servido de base para compatibilizar com o Plano Puri Anual – PA 2020 a 2023 e o Plano de Contingencia para o enfrentamento da Covid-19.

O Seminário pretende avaliar os resultados e as perspectivas para o processo desenvolvido nas Secretarias Estaduais de Saúde considerando o horizonte de quatro anos, enquanto atividade conclusiva no âmbito do PROADIS-SUS projeto de apoio ao fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Diretora da Unidade de Planejamento da Sesapi (Dup), Ana Maria Eulálio Amorim, diz que o plano elaborado já é considerado uma referência entre as outras secretarias do país.

Segundo o secretário de saúde, Florentino Neto, a elaboração do projeto foi essencial para integrar as equipes de planejamento e gestão com as áreas técnicas da secretaria de modo a favorecer e potencializar o cumprimento das metas estabelecidas.

  • Foto: Divulgação/SESAPISecretário de saúde, Florentino NetoSecretário de saúde, Florentino Neto

De acordo com a diretora, no Piauí, o trabalho foi desenvolvido durante seis meses ao longo de 2019 e a construção do plano envolveu todas as áreas técnicas da Sesapi, representadas pelos 33 técnicos que participaram efetiva e ativamente das discussões e debates na oficinas de trabalho.

Facebook
Veja também