Viagora

Sesapi envia bebê de três meses para cirurgia cardíaca em Recife

Segundo a Sesapi, a criança estava internada na UTI neonatal do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, e foi transferida Hospital Real Português, em Recife.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nesta quarta-feira (19) que o bebê Carlos Emanuel, de três meses, foi levado para a cidade de Recife onde será submetido a uma cirurgia cardíaca através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

De acordo com Sesapi, a criança estava internada na UTI neonatal do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, e foi transferida Hospital Real Português, em Recife. O paciente é um dos últimos na fila de espera por tratamento no TFD, o programa já atendeu 44 pacientes este ano que precisaram de atendimento fora do Estado. Todo o tratamento será custeado pelo Governo do Piauí.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que diagnosticar precocemente é o fator principal para que a criança cardiopata possa receber o atendimento correto e no tempo necessário.

“Por não serem doenças evitáveis, o diagnóstico e o tratamento precoces podem, na maioria dos casos, reverter a doença. O Governo não mede esforços para devolver a esperança de vida longa para esses pequenos piauienses”, explica o secretário.

Segundo a Sesapi, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um instrumento legal que visa a garantir, por meio do SUS, o tratamento de média e alta complexidade a pacientes portadores de doenças que não são tratáveis na cidade ou no estado de residência. O programa oferece aos seus beneficiários tratamentos ambulatoriais e hospitalares/cirúrgico previamente agendado.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 130 milhões de crianças no mundo têm algum tipo de cardiopatia congênita. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são dez casos a cada mil nascidos vivos, estimando em 29 mil o número de crianças que nascem com cardiopatia congênita por ano e cerca de 6% delas morrem antes de completar um ano de vida.

Facebook
Veja também