Viagora

Sesapi investiga 102 mortes suspeitas por coronavírus no Piauí

Conforme a Sesapi, os boletins divulgados todos os dias contém as mortes ocorridas nas últimas 24h e também os óbitos retroativos que estavam em investigação.

O secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, informou que a pasta está investigando 102 mortes por suspeita de contaminação pela Covid-19 no Piauí.

Segundo o secretário, todas as mortes investigadas são do ano de 2021, e que mortes registradas em datas diferentes, antes da conclusão do diagnóstico clínico, passam por investigação epidemiológica aprofundada para evitar distorções ou equívocos sobre o que teria provocou o óbito do paciente.

Conforme a Sesapi, os boletins divulgados todos os dias contém as mortes ocorridas nas últimas 24h e também os óbitos retroativos que estavam em investigação. Apesar de terem ocorrido em datas diferentes, a confirmação e registro das mortes entram no sistema apenas no dia em que o diagnóstico é concluído.

A Secretaria de Estado da Saúde explica que devido à grande quantidade de mortes acaba sobrecarregando as equipes e resulta em registros tardios dos diagnósticos de causa das mortes. Com base nos dados da Sesapi, o Piauí possui 232.049 casos e 4.858 mortes pelo novo coronavírus.

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, outro fator que atrasa o diagnóstico é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual para evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um câncer em estágio terminal, AVC ou traumatismo, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

"É importante que a população tenha ciência que no boletim que divulgamos diariamente constam óbitos do dia e óbitos acumulados que entram no sistema e contribuem para elevar as estatísticas”, afirma o Superintendente.

Facebook
Veja também