Viagora

Sesapi orienta municípios a buscar pessoas que não tomaram vacina

Segundo dados da pelo menos 224.659 pessoas não compareceram para tomar a segunda dose da vacina no estado.

Na manhã dessa quarta-feira (24), o secretário de estado da saúde, Florentino Neto e o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, discutiram os próximos passos da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foi discutido sobre a busca ativa de pessoas maiores de 18 anos que ainda não foram vacinadas e o avanço na vacinação das doses de reforço (terceira dose).

  • Foto: Ascom/SesapiSecretário de Saúde, Florentino Neto.Secretário de Saúde, Florentino Neto.

Conforme Florentino Neto, com a procura por primeiras doses da população adulta estabilizada, alguns municípios estão disponibilizando as vacinas locais para serem remanejadas para os municípios que ainda não atingiram a meta prevista pelo PNI (Plano Nacional de Imunização).

O secretário explica que o Piauí adotou uma política isonômica de distribuição de vacinas desde o início da campanha, para garantir a evolução da imunização.

“Desde o início da campanha de vacinação o Piauí adotou uma política isonômica de distribuição de vacina como forma de garantir a evolução da imunização de forma equilibrada”, disse.

A Sesapi orienta os municípios para que foquem na busca de pessoas maiores de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ou que estão com a segunda em atraso.

De acordo com os dados da FioCruz, pelo menos 224.659 pessoas não compareceram para tomar a segunda dose da vacina no estado.

Florentino destaca que os números são motivo de preocupação, uma vez que vários países da Europa estão enfrentando a quarta onda de Covid-19 devido o baixo índice de cobertura vacinal.

“Isso é motivo de preocupação para nós, uma vez que vários países da Europa estão enfrentando a quarta onda de Covid-19 por conta dos baixos índices de cobertura vacinal. O vírus ainda está circulando e a melhor forma de prevenção é a imunização”, pontuou.

Panorama de vacinação no Estado

Segundo a Sesapi, no Piauí, 74,67% da população vacinável já recebeu ao menos uma dose da vacina contra o novo conronavírus ou dose única, independente da fabricante e 57,10% já está completamente imunizada.

Conforme a Secretaria, alguns municípios já notificaram que não precisam mais de doses para aplicação na população maior de 18 anos.

O superintendente Herlon Guimarães explica que entre os gargalos encontrados pela Coordenação de Imunização, estão as pessoas que não tomaram vacina até agora por se enquadrarem no grupo considerado negacionistas, que recusam a imunização e destaca que esses casos isolados representam riscos para toda a população.

“Um indivíduo não vacinado é uma ameaça para a população mais fragilizada e com maior risco para complicações e óbitos, além de contribuir com o aparecimento de novas variantes do coronavírus”, destacou.

Facebook
Veja também