Viagora

Sesapi quer reabertura de hospital em Parnaíba para pacientes da Covid

Com a reabertura, haverá a ampliação do número de leitos na região para o combate à pandemia.

Nessa quarta-feira (23), foi discutido durante uma videoconferência, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a reabertura e a ampliação do número de leitos na região para o combate à pandemia.

A análise da situação e o estabelecimento de medidas que viabilizem a abertura foram discutidas entre o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, secretária municipal de Saúde de Parnaíba, Leidiane Pio e o superintendente de Gestão de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

  • Foto: divulgação/ SesapiSesapi aumenta número de leitos clínicos e de UTI em ParnaíbaLeitos clínicos e de UTI em Parnaíba

Também participaram da reunião virtual, membros da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba; a diretora do Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), de Parnaíba, Marisa Corrêa; diretora da Policlínica de Parnaíba, Adrizia Fontenele; diretora da Unidade de Atendimento Covid-anexo ao HEDA, Bernadete Leal e a diretora administrativa do HEDA, Janailda Furtado.

O corpo técnico das duas secretarias está trabalhando para reativar o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba, para atendimento exclusivo da Covid-19, como um anexo do Hospital Dirceu Arcoverde (Heda). E também a organização de medidas que garantam oxigênio na Unidade, que hoje não conta com um reservatório adequado de gases.

Ainda nesta quinta (25), deverá estar concluído todo plano de trabalho conjunto e apresentada uma minuta do termo de parceria aos setores jurídicos de ambos os órgãos. Durante a reunião, Florentino Neto falou sobre os investimentos que o Governo do Estado e a Sesapi vêm fazendo no Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA) para o enfrentamento da Covid-19.

A secretária de Parnaíba relatou que o Hospital Nossa Senhora de Fátima, até então mantido pela Prefeitura, está com as atividades hospitalares paralisadas, mantendo apenas centro de testagem e ambulatório e expôs as dificuldades para manter o serviço e ressaltou a grande importância da parceria.

O secretário Florentino Neto garantiu que o governador Wellington Dias teve uma conversa recentemente com o Prefeito de Parnaíba, sobre a questão e que cabe a todos buscarem uma solução para o problema.

Facebook
Veja também