Viagora

Sesapi registra queda no número de internações por Covid no Piauí

Segundo o boletim da Fiocruz, o estado saiu da zona de alerta no quesito internação com pacientes necessitando de leitos de UTI.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou que o Piauí teve uma queda na média diária de internações por Covid-19.

Segundo a Sesapi, o recorde de pacientes em UTI foi registrado no dia 18 de abril de 2021, com 444 internações. Já nessa quinta-feira (09), quase cinco meses depois, foram registrados 87 leitos de UTI ocupados, uma redução de mais de 80%.

  • Foto: AscomSecretário de saúde, Florentino Neto.Secretário de saúde, Florentino Neto.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Alderico Tavares explica que alguns meses 90% dos leitos estavam ocupados, principalmente as UTIs.

“Essa é uma situação que, em alguns meses atrás, era improvável de se ver, porque nós tínhamos 90% de ocupação, principalmente dos leitos de UTI. Reflexo da propagação acelerada da doença”, disse.

De acordo com o boletim da Fiocruz, o estado do Piauí saiu da zona de alerta no quesito internação com pacientes necessitando de leitos de UTI.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães destaca que essa queda nos números mostra a responsabilidade que o estado está tendo perante a população.

"Isso é um dado importante, é uma responsabilidade que mostramos perante toda a sociedade piauiense na maneira que o estado vem tratando a covid”, destacou.

O secretário de Saúde, Florentino Neto alerta para que, mesmo com essa redução de internações, a população continue cumprindo as medidas sanitárias, impostas pelo órgão de saúde para evitar a disseminação do vírus.

“Estamos bastante empolgados com a diminuição da taxa de redução em internações de pacientes em leitos de UTI. Mas queremos dizer à população que mantenha-se firme nesta briga contra o coronavírus, continuando seguindo todas as medidas, como o distanciamento social e a utilização de máscara. Estamos com a vacinação acontecendo,então se está no seu grupo etário, procure os postos de saúde e faça sua vacina, se você já está com sua segunda dose atrasada procure também fazer, porque assim com a imunização completa, é que iremos diminuir cada vez mais esses números e sair desse momento de pandemia”, pontuou.

Facebook
Veja também