Piauí

Setor de Construção Civil retoma atividades na próxima terça

Após reunião com a Prefeitura de Teresina, o setor retorna com 100% do quadro de funcionários, em jornada de oito horas por dia, de terça a quinta.
01/07/2020 14h50 - atualizado

O retorno das atividades do setor da construção civil está marcado para a próxima terça-feira, 7 de julho. A categoria tem se preparado para a retomada e reforçou todas as medidas de segurança nos canteiros de obras, adaptados para garantir a segurança dos colaboradores e toda a sociedade. Após reunião com representantes da Prefeitura de Teresina nessa terça-feira (30), o setor retorna com 100% do quadro de funcionários, em jornada laboral de oito horas por dia, de terça-feira a quinta-feira.

Durante reunião com os associados do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o presidente Francisco Reinaldo esclareceu que a partir de um encontro virtual com a Prefeitura foi aprovado um horário de funcionamento capaz de atender as demandas das empresas e funcionários.

“Percebemos que não fica interessante para os funcionários o turno de seis horas, porque seria um expediente muito desgastante por não ter um intervalo. Nossa atividade precisa de repouso para um melhor desenvolvimento na condução dos trabalhos. Ontem pela manhã conseguimos fechar esse novo horário de funcionamento, de oito horas, que fica bem mais viável para todos”, destaca o presidente.

  • Foto: Divulgação/AscomFrancisco Reinaldo, presidente do Sinduscon, cobra retorno da construção civil no Piauí.Francisco Reinaldo, presidente do Sinduscon, comentou sobre o retorno das atividades em Teresina.

Segundo Francisco Reinaldo, o cumprimento do decreto da Prefeitura vai ajudar na condução para um retorno seguro. “Trabalharemos de terça a quinta-feira da próxima semana com 100% do efetivo e oito horas por dia. Ficou bem mais interessante. Ficaremos duas semanas dessa forma e após quinze dias vamos atuar de segunda a quinta-feira. E, logo após, com mais 15 dias de atividades, voltaremos a funcionar durante toda a semana. Nossos canteiros estarão adaptados e seguiremos os protocolos. As empresas terão todos os cuidados para evitar contaminação e estamos preparados para um bom retorno”, reforça.

Com os canteiros de obras adaptados e todas as medidas de prevenção já de posse da categoria, Francisco Reinaldo ainda pontua que os ajustes finais estão sendo realizados. “Temos um tempo que dá para todos se organizarem. As demais questões já discutidas anteriormente foram mantidas, como as testagens dos funcionários. Temos que tomar todas as medidas e seguir o protocolo do Estado, que é igual ao do Município. Além disso, a prorrogação das medidas provisórias por parte do Governo Federal, aliadas ao que está sendo divulgado pela Prefeitura, serve para garantir um bom funcionamento das empresas”, completou o presidente do sindicato durante reunião com os associados.

Algumas das medidas que serão adotadas pelo Sinduscon nas obras em Teresina são: marcação de pisos na entrada, restrição de pessoal não autorizado nos canteiros de obras, disposição de informações preventivas aos funcionários, além de reforçar o não compartilhamento de objetos pessoais, por exemplo. O setor está preparado e se coloca como peça importante frente ao cenário de pandemia da Covid-19.

Mais na Web