Viagora

Setut adota medidas de segurança para retorno dos ônibus em Teresina

As medidas foram adotadas de forma a prevenir o contágio de passageiros e profissionais do transporte coletivo pelo coronavírus.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) anunciou uma série de medidas de prevenção para o retorno do transporte público em Teresina, de modo que a população possa voltar a utilizar os ônibus com toda a segurança necessária, diante da pandemia do novo coronavírus.

Para utilização do transporte será obrigatório o uso de máscaras pelos passageiros e operadores. Cartazes serão fixados no interior dos ônibus informando a obrigatoriedade. Para facilitar a circulação do ar, os veículos vão operar com as janelas abertas. A proteção dos colaboradores também foi garantida, sendo disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma sistemática.

  • Foto: Luis Marcos/ViagoraÔnibus Circulando em TeresinaÔnibus voltaram a circular nesta quarta-feira em Teresina.

A higiene é uma das principais medidas de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus. Por isso, a higienização na área externa e interna dos ônibus será reforçada e acontecerá todos os dias. Também haverá a sanitização dos veículos por parte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). Além disso, praças no centro de Teresina receberão ações pontuais para higienização das mãos e medição de temperatura dos usuários.

A conscientização e orientação dos profissionais que atuam nas empresas de transporte público também fazem parte do plano desenvolvido pelo Setut para o retorno das atividades do setor. Dessa forma, em parceria com o SEST SENAT Teresina, está sendo oferecido gratuitamente para os trabalhadores o curso “Covid-19: proteja seus passageiros”.

O treinamento tratará sobre as principais formas de prevenção e combate ao Covid-19 nas empresas e será realizado via internet, com instrutor em tempo real. As aulas acontecem ontem, terça-feira (7), hoje, quarta-feira (8) e no dia 17 de julho.

E para facilitar o acesso aos coletivos pela população e evitar a circulação de dinheiro em espécie nos veículos, a venda de cartões eletrônicos acontecerá dentro dos ônibus. O Cartão Expresso será disponibilizado com um valor promocional de R$10,00, com dois créditos já inclusos.

A coordenadora executiva do Setut, Idina Medeiros, esclarece que todas estas medidas trarão mais segurança aos usuários do transporte público de Teresina. “Diante da retomada gradual das atividades econômicas na nossa capital, elaboramos um protocolo de segurança para que todas as empresas possam cumprir e, assim, garantir a proteção de trabalhadores e usuários dentro dos coletivos”, afirma.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Setut

Coronavírus

Covid-19

Facebook
Veja também