Viagora

Simepi denuncia má qualidade de EPIs da Prefeitura de Teresina

A FMS informou que  todos os EPIs adquiridos e entregues aos profissionais da rede municipal possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi), Samuel Rêgo, publicou um vídeo nas redes sociais denunciando a má qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pela Prefeitura de Teresina em hospitais municipais para proteção dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

No vídeo, o presidente aparece utilizando os EPIs que, segundo ele, um médico da prefeitura teria recebido da administração municipal.

“Queria mostrar para vocês a qualidade desses equipamentos. Isso explica porque tantos profissionais estão sendo infectados durante as suas atividades. Vejam essa máscara, não tem o ferro para vedar a máscara, sendo assim o vírus pode passar por ela. Além da máscara, vejam essa touca. Ela é muito permeável, cheia de furos, feita de um material que rasga muito facilmente. E aqui tem o avental, que também já passou de descartável, não tem a menor qualidade. É por isso que hoje nós temos profissionais sendo infectados”, relata Samuel.

O médico afirma ainda que deseja que a Prefeitura de Teresina reveja a qualidade dos materiais fornecidos, visto que os profissionais de saúde estão colocando suas vidas em risco para tratar os pacientes com Covid-19.

“Está aqui a denúncia que nós estamos fazendo. Colocamos aqui que a prefeitura reveja a qualidade desses materiais e que coloque materiais que sejam impermeáveis, que possam garantir a segurança desses profissionais que estão colocando a sua própria vida em risco”, declarou o presidente do Simepi.

Outro lado

O Viagora entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para tratar sobre o assunto. Segundo relato do órgão, “todos os EPIs adquiridos pela FMS e entregues aos profissionais da rede municipal possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que embora haja alta demanda por EPIs no mundo, em decorrência da pandemia do coronavírus, a FMS tem garantido esse material nos serviços de saúde e orientado para o seu uso racional”.

Facebook
Veja também