Viagora

Sindicato dos professores realiza hoje nova manifestação na Alepi

O SINTE-PI afirma que o governador não cumpre com acordo judicial. No dia 14 de junho, Wellington Dias assinou Decreto concedendo 2,95% de reajuste, divergindo da lei aprovada na Alepi.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Piauí (SINTE-PI) informou ao Viagora que a greve dos professores continua. Os trabalhadores farão uma nova manifestação na manhã de hoje (18) na Assembleia Legislativa do Piauí reivindicando reajustes salariais.

Neste mês de junho, a Assembleia Legislativa do Piauí aprovou as mudanças nos vencimentos dos profissionais do magistério público da educação básica, e derrubou os vetos do governador Wellington Dias contra a proposta. Foram contemplados os ocupantes de cargos efetivos (6,81%) e para o pessoal de apoio técnico e administrativo ocupante de cargo efetivo (3,15%).

A Lei 7.131 de 14 de junho de 2018, aprovada na Alepi, foi publicada no Diário Oficial do Piauí, autorizando os reajustes. Porém, o governador Wellington Dias assinou o Decreto 17.813, no mesmo documento, regulamento a lei deferida pelos deputados estaduais, concedendo percentuais diferenciados do previsto.

De acordo com o Decreto do governador, o reajuste a ser concedido é de 2,95%, que também será aplicado aos inativos e pensionistas. As gratificações, adicionais, indenizações, gratificações incorporadas e qualquer outras vantagens pecuniárias dos profissionais da educação básica do estado permanecem em seus atuais valores normais. A nova determinação entrou em vigor na data da publicação, incidindo o reajuste a partir de maio de 2018.

O SINTE-PI, no entanto, diz que a categoria está reivindicando o reajuste conforme acordo judicial de 6,81% para professores e 3,95% para os funcionários de escola, que atenda os ativos e aposentados, decidindo manter com o movimento grevista.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também