Viagora

Sinpoljuspi critica Daniel Oliveira após afastamento de agentes

O secretário de Justiça assinou recentemente um decreto afastando dois agentes presos na Operação Penitentes, suspeitos de ter envolvimento em corrupção, por facilitar entrada de objetos em presídio.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) emitiu uma nota de esclarecimento e repúdio contra a atitude do gestor da Secretaria de Justiça Daniel Oliveira, que decidiu por afastar no dia 16 de julho, dois agentes penitenciários da cidade de Parnaíba, presos durante a Operação Penitentes, deflagrada pela Polícia Civil no ano passado.

  • Foto: Divulgação / Lucas Dias - GP1Kleiton HolandaKleiton Holanda

Segundo o documento enviado por Kleiton Holanda, presidente do sindicato, o afastamento dos agentes ocorreu “por imposição judicial, certamente devido a omissão administrativa do gestor da Secretaria da Justiça”.

O Sinpoljuspi afirmou que se tratam de acusações absurdas e declarações incorretas por parte do Secretário de Justiça, que ao afastar os agentes de suas funções teria afirmado que a medida foi tomada de forma necessária para garantir o desenvolvimento do processo administrativo disciplinar nº 40/2017 instaurado para averiguar se houve conduta irregular por parte dos agentes.

O presidente do Sinpoljuspi afirmou que o objetivo de Daniel Oliveira é “querer macular a imagem do presidente do sindicato". Com isso, o sindicato e o Secretário de Justiça do Piauí continuam em constante desentendimento.

Confira a nota

O SINPOLJUSPI esclarece que o afastamento dos Agentes Penitenciários acusados de práticas ilícitas na Penitenciária de Parnaíba-PI ocorreu por imposição judicial, certamente devido a omissão administrativa do gestor da Secretaria da Justiça. O Sindicato acrescenta ainda que em diversas oportunidades cobrou ao Secretário da Justiça a adoção de providências em relação a práticas isoladas como esta.  Por oportuno, o Sindicato repudia, veementemente, acusações absurdas e declarações deletérias do Secretário com o objetivo gratuito de querer macular a imagem do Presidente do Sindicato e toda a categoria, equiparando-os à máfia de criminosos. Por fim, que o Secretário cumpra o seu dever institucional de gerir o Sistema Prisional e puna com o devido rigor qualquer servidor no caso de comprovado desvio de conduta no seu labor funcional, garantido o devido processo legal, sem perseguições e pessoalidades, mas com o estrito respeito aos princípios da administração pública.

Kleiton Holanda Pereira

Presidente do SINPOLJUSPI

Facebook
Veja também