Viagora

SINTE realizará manifestação nesta segunda-feira no pátio da Seduc

Os servidores reivindicam melhores condições de trabalho e salariais.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (SINTE-PI), junto à categoria, realizará uma manifestação nesta segunda-feira (18) às 8h, no pátio da Secretaria estadual de Educação (Seduc).  Os servidores reivindicam melhores condições de trabalho e salariais.

A professora Paulina Almeida, presidente do SINTE-PI, conta que o ato público servirá para discussão da pauta por valorização profissional. “Estamos buscando o reajuste salarial 2019, deferimento das aposentadorias, as mudanças de classe e de nível, o reenquadramento dos técnicos e, principalmente, a infraestrutura das escolas para que sejam de qualidade para todos”, informou.

  • Foto: GP1Paulina Almeida, presidente do SINTE-PI.Paulina Almeida, presidente do SINTE-PI.

O sindicato afirma que não pode estar dentre as ações do governo estadual de restrição de gastos, sob o argumento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o SINTE, os trabalhadores em educação estão fora da LRF por ter legislação própria como a Lei do Piso Nacional do Magistério (Lei nº 11.738/2008). A entidade também alega que há uma decisão judicial que determina o reajuste do magistério no mês de janeiro de cada ano.

No ano passado, o sindicato realizou um movimento de greve que durou mais de dois meses, por reivindicações semelhantes. A paralisação terminou após determinação do desembargador Joaquim Santana para que o estado concedesse os reajustes dos professores.

Facebook
Veja também