Viagora

Sobe para 99 o número de mortos por coronavírus no Piauí

Dos 184 novos casos divulgados no boletim de hoje, são 102 mulheres e 82 homens, com idades que variam de um mês a 92 anos.

O Piauí chega a 3258 casos e 99 mortes por Covid-19 nesta sexta-feira, 22. Os números foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde. Os municípios que registraram óbitos são Belém do Piauí, Campo Maior, Esperantina, Inhuma, Nazária e Teresina.

Segundo a Sesapi, entre os pacientes que não resistiram aos sintomas da doença estão seis pessoas, sendo cinco do sexo masculino e uma do sexo feminino. Os homens de 57 anos (Campo Maior), 62 anos (Inhuma), 72 anos (Belém do Piauí), 77 anos (Esperantina) e 79 anos (Nazária), tinham doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão e cardiopatia. Já a idosa de 92 anos (Teresina), sofria do mal de Alzheimer.

Dos 184 novos casos divulgados no boletim de hoje, são 102 mulheres e 82 homens, que variam de um mês a 92 anos.

Bocaina e Campo Largo entraram na lista de municípios com os primeiros casos confirmados da doença. Agora, são 130 cidades que possuem casos registrados.

Os números apresentados pela Sesapi - e atualizados diariamente - fazem referência à confirmação no dia por meio de testes, podendo não corresponder necessariamente à data exata da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Ampliação de atendimento no extremo Sul do Piauí

O governador Wellington Dias se reuniu nesta sexta-feira (22), por videoconferência, com os prefeitos dos municípios do extremo sul do Piauí, ocasião em que se comprometeu a ampliar a estrutura de saúde em Corrente, Curimatá e Bom Jesus para atender os casos de Covid-19, que tendem a aumentar nas próximas semanas. Também foram pautas da reunião o controle das barreiras quando a economia for retomada e o impacto das decisões tomadas na reunião com o presidente Bolsonaro.

Em relação à estruturação dos municípios para o atendimento de pacientes com Covid-19, Wellington se comprometeu a ampliar a capacidade de leitos, respiradores, medicamentos e testes.

“Vamos buscar melhores condições para municípios polo como Corrente, Curimatá e Bom Jesus, mas a principal estratégia é localizar as pessoas em grupo de risco e as que estão em nível de transmissibilidade para controlar o isolamento destas. É dessa forma que evitaremos mortes e a disseminação. Os municípios também devem tomar medidas para aumentar o índice de isolamento da população em geral, pois nos dará tempo para aumentar o número de leitos”, afirmou o governador.

Brasil

Nos dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (22), consta que o país já registra 319.069 casos confirmados da Covid-19. Ao todo já são 20.541 mortes provocadas pela infecção do coronavírus.

Facebook
Veja também