Viagora

SUS passa a oferecer 3 mil consultas ortopédicas por mês em Teresina

Serviço ambulatorial ortopédico deve crescer através de parceria entre HUT e Hospital Lineu Araújo.

A partir deste mês acontece um aumento de 1.400 consultas ortopédicas na capital, totalizando 3.000 consultas ortopédicas por mês apenas no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, o aumento ocorreu após reorganização da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O número de médicos também cresceu na unidade, antes eram apenas cinco, e agora são 16 para essa especialidade.

O serviço ambulatorial ortopédico deve crescer através de parceria entre o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e Hospital Lineu Araújo. O HUT disponibilizou 11 médicos ortopedistas para atenderem no Lineu Araújo. A diretora do Lineu, Mariluce de Oliveira, explica que, “eles vão focar em dar seguimento ao tratamento dos pacientes que foram atendidos via urgência do HUT”.

Segundo a diretora esse aumento será positivo e expressivo para Teresina. “Um aumento significativo no número de consultas. Desde que iniciamos o trabalho há pouco mais de uma semana, já fizemos 450 atendimentos. Antes fazíamos 1.600 atendimentos ao mês. Nossa meta é fazer agora 3.000 atendimentos. Para isso, melhoramos nossa estrutura, disponibilizando mais seis consultórios para atendimento ortopédico e mais uma sala de gesso”.

  • Foto: Street ViewLineu AraújoLineu Araújo

  • De janeiro a fevereiro de 2017 foram realizadas no HUT 2.338 cirurgias, 1.374 foram ortopédicas, o que equivale a 58% de todas as cirurgias realizadas. Em 2016 de 15.762 cirurgias realizadas no HUT, 9.281 foram ortopédicas, ou seja, 59% das cirurgias totais realizadas. De acordo com o médico ortopedista, Osvaldo Araújo, “Teresina vive uma epidemia de trauma devido a acidentes de trânsito”.

O HUT tem uma Central de Marcação de Consultas exclusiva para pacientes internados na unidade de saúde. Aqueles pacientes internados e operados já receberão alta médica do hospital com consulta de retorno garantida.

Facebook
Veja também