Viagora

Taxa de ocupação de UTIs diminui no Piauí, diz Sesapi

Segundo a Sesapi, o estado possui 365 leitos ativos de UTI, 821 leitos clínicos e 73 leitos de estabilização à disposição dos pacientes infectados pela covid-19.

Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que a taxa de ocupação de UTIs no Piauí atingiu a marca de 72% na capital e de 86,5% no interior do estado.

Conforme os dados, no momento há 82 leitos de terapia intensiva disponíveis para pacientes com Covid-19 em todo o Estado, o que significa que não há mais fila de espera por vagas.

Segundo a Sesapi, o estado possui 365 leitos ativos de UTI, 821 leitos clínicos e 73 leitos de estabilização à disposição dos pacientes infectados pela covid-19. A taxa média de ocupação atualmente é de 77,5%.

Para o secretário de saúde, Florentino Neto, o resultado é fruto de muita dedicação dos profissionais de saúde. “A caminhada foi árdua até aqui e o trabalho não para. É importante ressaltar que esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação, sobretudo dos nossos profissionais de saúde e de todos que têm feito a sua parte, usando máscara, mantendo as mãos higienizadas e evitando aglomerações. Esses cuidados devem ser reforçados diariamente”, disse.

O Piauí tem a sexta menor taxa de mortalidade em decorrência do novo coronavírus no Nordeste. No Brasil, o Piauí ocupa a oitava posição entre os estados com menor percentual de óbitos por 100 mil habitantes, ficando atrás do Maranhão, Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Acre.

O ranking é publicado semanalmente pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Facebook
Veja também