Viagora

TCE fiscaliza postos de vacinação contra Covid-19 em Teresina

Segundo o órgão, o acompanhamento da política de vacinação visa verificar o uso adequado dos recursos existentes e a observância de critérios técnicos e legais definidos.

Nos dias 5 e 6 de março, membros da Comissão Covid-19 do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) acompanharam a vacinação de idosos realizada pela Fundação Municipal de Saúde em Teresina.

Segundo o órgão, o acompanhamento da política de vacinação visa verificar, em virtude da escassez de insumos, o uso adequado dos recursos existentes e a observância de critérios técnicos e legais definidos.

Entre os problemas, a comissão observou que nessa etapa de vacinação, que incluiu idosos de 81 a 84 anos, a FMS não possuía dimensionamento adequado do quantitativo de pessoas enquadradas na fase da vacinação, assim a estruturação de postos foi pequena para a demanda, o que causou longos períodos de espera em filas de automóveis. Outro ponto de gargalo verificado foi a demora no cadastramento das informações.

  • Foto: Divulgação/TCE-PIComissão Covid-19 do TCE-PI fiscaliza postos de vacinação em Teresina.Comissão Covid-19 do TCE-PI fiscaliza postos de vacinação em Teresina.

Diante da situação, a comissão percebeu que a FMS precisa estabelecer metodologias que resultem em minimizar os problemas detectados, tendo em vista que ainda haverá  outras etapas que irão priorizar pessoas também do grupo de idosos.

“Alguns pontos precisam ser aprimorados para que o serviço seja realizado com mais agilidade e adequação”, disse a coordenadora da comissão, Geysa Elane.

A equipe concluiu que a participação do TCE-PI na fiscalização do serviço de vacinação foi importante para que o órgão pudesse ter conhecimento de como o processo é realizado, além de observar a metodologia empregada pela Fundação Municipal da Saúde.

Nessa segunda-feira (8), a coordenadora Geysa Elane participou de reunião com a FMS e com o  Ministério Público do Piauí e reportou as observações feitas durante o acompanhamento da vacinação, colocando para discussão as inconsistências e as boas práticas.

Facebook
Veja também