Viagora

TCE suspende cinco concursos públicos por irregularidades no Piauí

Os concursos seriam realizados por câmaras municipais e prefeituras. A suspensão ocorreu após a Seção de Fiscalização de Admissão de Pessoal identificar irregularidades.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) suspendeu a realização de cinco concursos públicos de prefeituras municipais durante a pandemia do novo coronavírus, através de medidas cautelares. 

As decisões foram tomadas após a Seção de Fiscalização de Admissão de Pessoal do TCE-PI identificar irregularidades. Outros três concursos, realizados por câmaras municipais e prefeituras, também foram autuados.

Estão suspensos, de forma cautelar, os concursos promovidos pelas prefeituras de São José do Piauí, Novo Santo Antônio, Matias Olímpio, Santo Antônio de Lisboa e de Alvorado do Gurguéia. O TCE-PI autuou ainda a Câmara Municipal de Corrente (concurso suspenso administrativamente), Câmara Municipal de Jaicós e a Prefeitura de Landri Sales.

De acordo com os relatórios da Seção de Fiscalização de Admissão de Pessoal do TCE-PI, uma das principais irregularidades detectadas é a ausência de fundamentação legal dos cargos ofertados no concurso, o que prejudica a verificação da disponibilidade de vagas, atribuições e requisitos de ingresso no cargo, critérios que devem ser definidos em lei e não apenas no edital.

A chefe da Seção de Admissão de Pessoal do Tribunal, Caroline Leite, explica que, além disso, é analisado também se há previsão de admissão de servidores em período vedado, ou seja, nos 180 dias anteriores ao final de mandato do titular do Poder Executivo, conforme dispõe o art. 21, II, da LRF. Os processos são julgados, de forma monocrática, pelos Conselheiros do TCE-PI responsáveis pela análise dos respectivos órgãos.

Todas as informações sobre os concursos, bem como o número do processo de fiscalização autuado, estão disponíveis para consulta pública no Mural de Admissões do Sistema RhWeb.

Facebook
Veja também