Viagora

Temer afasta por 15 dias quatro vice-presidentes da Caixa

O período corresponde ao prazo para que os envolvidos preparem suas defesas.

O presidente Michel Temer afastou quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal por 15 dias. O Palácio do Planalto informou que o período corresponderá ao prazo para os afastados apresentarem defesa de acusações em operações da Polícia Federal, mesmo tendo declarado que não irira cumprir a decisão na semana passada.

Conforme a Agência Brasil, o chefe do Executivo Federal ordenou o que ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, procedessem com os afastamentos. A determinação foi anunciada oito dias depois do governo Federal não atender a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para exonerar todos os vice-presidentes do Banco.

  • Foto: Lula Marques/Agência PT.Presidente da República, Michel Temer.Presidente da República, Michel Temer.

Os vice-presidentes afastados foram: Antônio Carlos Ferreira, do Corporativo; Deusdina dos Reis Pereira, Fundos de Governo e Loterias; José Henrique Marques da Cruz, Clientes, Negócio e Transformação Digital, e Roberto Derziê de Sant'Anna, Governo.

Os procuradores responsáveis pela Operação Greenfield enviaram um novo ofício ao presidente na última quinta-feira (11), alertando que ele poderia ser responsabilizado por “eventuais novos ilícitos” cometidos pelos gestores do banco. No documento encaminhado inicialmente a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, o prazo final para o atendimento a recomendação o dia 26 de fevereiro.

  • Foto: Reprodução/Street ViewAgência da Caixa Econômica Federal em TeresinaVice-presidentes da Caixa Econômica devem utilizar o afastamento de 15 dias  para preparar defesa.

A Operação Greenfield apura indícios da existência de esquema de cooptação de testemunhas para não ajudarem na investigação de supostas irregularidades envolvendo fundos de pensão.

Foi solicitado também a anexação ao processo, o relatório das investigações feitas por um escritório independente de advocacia contratado pela Caixa o ofício enviado anteriormente a Temer e uma recomendação do Banco Central, de “teor semelhante” ao enviado pelo Ministério Público.

O primeiro pedido havia sido encaminhado a Temer no final do ano passado. Os procuradores citam relações de alguns envolvidos com o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-ministro Geddel Vieira Lima, ambos presos por denúncias de corrupção.

Mais conteúdo sobre:

Michel Temer

Facebook
Veja também