Viagora

Tentativa de fuga na Penitenciária Irmão Guido é evitada na madrugada

Nas celas, a polícia encontrou entorpecentes, como cocaína, barras de ferro, fios e 12 aparelhos celulares.

Na madrugada desta quarta-feira (06), a Secretaria de Justiça (Sejus) deflagrou a operação “Raposa Presa”, para evitar a fuga de detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. Ítalo da Silva Araújo foi identificado como o presidiário que articulou a tentativa de fuga.

A Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) da Sejus descobriu que o planejamento da fuga, que deveria acontecer hoje. Segundo o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Dipe, uma das celas do pavilhão A estava com grades serradas e outras duas possuíam buracos sendo cavados, já com grande profundidade.

Nas celas, a polícia encontrou entorpecentes, como cocaína, barras de ferro, fios e 12 aparelhos celulares.

  • Foto: Ascom/SejusSejus evita fuga na Irmão GuidoSejus evita fuga na Irmão Guido

"Uma ação bem articulada e eficaz, com trabalho conjunto de policiais militares e agentes penitenciários. A Secretaria de Justiça está pronta para agir e coibir qualquer ação que vise subverter a ordem no sistema", disse o tenente-coronel Pitombeira.

Josiel Lima, gerente da penitenciária, acredita que a operação reforça a segurança na Irmão Guido. "Recebemos a informação através da Dipe, checamos e confirmamos a tentativa de fuga, de modo que conseguimos manter a ordem na unidade".

O secretário de Justiça Daniel Oliveira expediu uma recomendação para a gerência da Irmão Guido, cobrando maior alerta na unidade. A operação continua na manhã de hoje, com a realização de vistorias em todos os pavilhões.

  • Foto: Ascom/SejusTentativa de fuga é abortada na Irmão GuidoTentativa de fuga é abortada na Irmão Guido

"Encaminhamos uma recomendação para a gerência, agentes penitenciários e policiais militares, para reforçarem a atenção na unidade, de maneira a evitarmos fuga e outros distúrbios. Além disso, solicitamos um novo posto de vigilância interna no presídio e o reforço das ações da Polícia Militar na proteção externa da penitenciária", disse Daniel Oliveira.

Segundo a Sejus, 40 homens participaram da Operação, que contou com equipes do Rone, Força Tática da PM, policiais militares do Grupo de Intervenção da 4ª Companhia de Presídios da penitenciária e da Dipe, além de agentes penitenciários.

Facebook
Veja também