Viagora

Teresa Britto quer transformação de coordenadorias em secretarias

Ela busca maior autonomia administrativa e financeira visando a elaboração e execução de políticas de defesa e promoção das mulheres e dos jovens do Piauí.

A deputada Teresa Britto (PV) defendeu hoje (25), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que as Coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres e Para a Juventude sejam transformadas em secretarias. Ela busca maior autonomia administrativa e financeira visando a elaboração e execução de políticas de defesa e promoção das mulheres e dos jovens do Piauí.

  • Foto: AscomDeputada Teresa Britto (PV).Deputada Teresa Britto (PV).

Teresa Britto disse que, após analisar a reforma administrativa a ser implementada pelo governo estadual, decidiu propor alterações no Projeto de Lei do Poder Executivo que prevê a transferência das Coordenadorias das Mulheres e da Juventude do gabinete do governador para a Secretaria de Assistência Social e da Cidadania (Sasc).


A parlamentar do PV defendeu que as duas coordenadorias sejam mantidas junto ao gabinete do governador e que sejam transformadas em secretarias. Ela afirmou que as coordenadorias perderão autonomia quando estiverem vinculadas à Sasc, o que poderá prejudicar as atividades que desenvolvem em favor das mulheres e dos jovens.

Ela reconheceu que será significativo o número de cargos comissionados e de funções gratificadas que deixarão de existir com a implementação da reforma administrativa, mas, assinalou ela, o enxugamento da máquina estatal poderia ser maior. “De qualquer forma, a extinção dos 2778 cargos já representa um avanço”, acrescentou.

  • Foto:ViagoraSecretário de Administração Franzé SilvaDeputado Franzé Silva


Em aparte, o deputado Franzé Silva (PT) disse que a situação financeira da Coordenadoria das Mulheres vai melhorar com a sua transferência para a Sasc, porque atualmente ela está vinculada à Secretaria de Governo, que não dispõe de muitos recursos, já que exerce uma atividade voltada para as questões políticas do estado. Ele frisou que, na Sasc, a Coordenadoria continuará tendo autonomia e poderá ampliar as suas ações.

Facebook
Veja também