Viagora

“Teresina atingiu platô de circulação do coronavírus”, diz Firmino

Durante a videoconferência, Firmino mostrou que até a etapa nove o vírus teve um crescimento considerável em Teresina, e agora há uma desaceleração, com taxas cada vez menores nas últimas semanas.

Nesta quarta-feira (01), o prefeito Firmino Filho apresentou os resultados da 11ª etapa da pesquisa de investigação sorológica, realizada pela Prefeitura de Teresina entre os dias 26 a 28 de junho, e disse que a capital já atingiu o platô de circulação do novo coronavírus.

Com base nos resultados da pesquisa, a taxa de crescimento do vírus segue caindo, tendo chegado a 7%, e que a taxa de contágio, denominado de R0 (R-zero), continua em torno de 1.

De acordo com a sondagem, o pico da Covid-19 correu entre os dias 05 e 07 de junho, em que o número de pessoas com o vírus ativo foi de 41.340.  De lá pra cá, foi registrado o mesmo patamar de infecção ativa, mas nessa semana, o número de pessoas com o IgM positivo foi de 37.448.

“Esses dados nos induzem a pensar que estamos dentro de um momento de platô. O R0 também vem caindo semana pós semana e estamos muito próximo de 1”, avaliou o prefeito Firmino Filho.

Durante a videoconferência, Firmino mostrou que até a etapa nove o vírus teve um crescimento considerável em Teresina, e agora há uma desaceleração, com taxas cada vez menores nas últimas semanas.

“Provavelmente, esse número significa o nosso pico e isso nos dá algum parâmetro para que a gente possa estimar as próximas semanas, especialmente para a tomada de decisão quanto à retomada das atividades econômicas”, disse o prefeito.

Conforme a nova pesquisa, o número de casos positivos foi de 167.175, o que representa 29 vezes mais que os 5.856 casos confirmados oficialmente divulgados pelo Centro de Operações de Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Do total de casos positivos verificados pela pesquisa, 37.448 estão com o vírus ativo e podem transmitir a doença.

Facebook
Veja também