Viagora

Teresina conta com cinco postos do Instituto de Identificação

Os postos estão localizados em todas as zonas da capital, sendo dois na zona Leste, um Centro, um na zona Sudeste e um na zona Sul.

A população teresinense conta com cinco postos do Instituto de Identificação do Piauí para emissão de 1ª e 2ª via do RG na capital piauiense. Os postos estão localizados em todas as zonas da capital, sendo dois na zona Leste, um Centro, um na zona Sudeste e um na zona Sul.

  • Foto: Divulgação/AscomCinco postos do Instituto de Identificação funcionam em Teresina.Cinco postos do Instituto de Identificação funcionam em Teresina.

A coordenadora do Instituto de Identificação em Teresina, Valéria Santos, explica que além de facilitar para o cidadão que precisa dos serviços do instituto se deslocar para um dos postos mais próximos da sua região, o objetivo dos postos nos bairros também é de reduzir o número de atendimento no centro da capital.

“A população está muito condicionada a ir somente ao posto da Praça Saraiva, o que acaba tendo uma demanda muito grande, porque atende toda a região de Teresina e algumas cidades do Maranhão. Mas temos postos em vários bairros da cidade para que a população tenha acesso mais fácil e rápido aos serviços”, explica Valéria Santos.

Os postos podem ser encontrados na sede do Instituto de Identificação da Praça Saraiva, no Espaço Cidadão do Shopping Rio Poty, no Espaço Cidadão do Show Auto Mall na Av. João XXIII - Ladeira do Uruguai, no Centro Social Urbano do bairro Parque Piauí e anexo ao 24º Distrito Policial no Bairro Renascença, na zona Sudeste.

O serviço de descentralização do instituto também segue no interior do estado e já são quase 200 municípios com postos de identificação. Alguns municípios têm mais de um posto do Instituto de Identificação que ficam divididos nas Prefeituras, sindicatos e Câmara de vereadores. “Reforçamos que todos os documentos emitidos são inteiramente grátis”, finalizou a coordenadora.

PARA EMITIR A 1ª VIA DO RG:
- Cópia da certidão de nascimento,
- 2 fotos 3x4 (orelhas à mostra e fundo branco),
- Comprovante de residência (original e cópia),
- Se for menor que 18 anos, estar acompanhado do responsável,
- Se tiver CPF, levar cópia.

DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DA 2ª VIA:
Passo a passo para pagamento da taxa da 2ª via (a taxa pode ser emitida no Posto de Atendimento):
1- Acesse o site da SEFAZ: http://www.sefaz.pi.gov.br/
2- Clique em DARWEB: http://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/
3- Emissão de DAR outros órgãos => TAXAS
4- Selecione: 121037 – SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
5- Avançar
6- Selecione Não inscrito => Preencha seus dados pessoais
7- Cálculos dos impostos => Período de referência ( preencher com o mês atual e ano) => Valor principal (R$ 16,00) => AVANÇAR
-Boletim de Ocorrência;
-Certidão de nascimento ou casamento;
-Com comprovante de residência ou original ou cópia autenticada;
-2 fotos 3x4.

CASO DE TROCA – SOLTEIRO (A) PARA CASADO (A):
-Certidão de casamento,
-comprovante de residência (original ou cópias autenticadas)
-2 fotos 3x4.

CASO DE ALTERAÇÃO DE CASADO (A) PARA SOLTEIRO (A):
-Certidão casamento com a averbação,
-Comprovante de residência (original ou cópias autenticadas).

Facebook
Veja também