Viagora

Teresina distribuiu gratuitamente 2 mil óculos pelo SUS em 2018

A distribuição de óculos, armações e lentes é financiada por meio de contrapartida entre município e Ministério da Saúde.

Pessoas com problemas de visão podem adquirir seus óculos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço já distribuiu gratuitamente quase dois mil óculos somente no ano de 2018.

A distribuição de óculos, armações e lentes é financiada por meio de contrapartida entre município e Ministério da Saúde. De acordo com Kaline Frazão, chefe do Núcleo de Órteses e Próteses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), são autorizadas mensalmente 300 peças, produzidas por ótica vencedora de licitação.

“De janeiro a outubro deste ano, foram 1989 peças foram produzidas e entregues aos usuários do SUS”, disse a chefe de núcleo. Ela conta que a maior demanda é para lentes do tipo progressiva, com 1411 óculos. Em seguida, vêm as lentes simples (com 458 peças produzidas) e as do tipo bifocal (67) e hilight (53 peças).

O usuário que deseja o serviço deve solicitar uma consulta na Unidade Básica de Saúde para uma das clínicas conveniadas pelo SUS e necessitar de lentes acima de meio grau. O médico dará uma receita oftalmológica e o usuário será orientado para se dirigir à Central do SUS portando documentos como RG, CPF, Cartão SUS, título de eleitor e comprovante de endereço. Autorizado, ele pode se dirigir à ótica conveniada para escolher sua armação. O serviço é exclusivo para residentes em Teresina. 

Facebook
Veja também