Viagora

Teresina é a capital do Nordeste que lidera gastos com saúde

No ranking geral, a capital piauiense é a terceira capital do país que mais gastou recursos próprios com ações e serviços na área da saúde.

De acordo com dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) referentes ao ano de 2017, a cidade de Teresina lidera entre as capitais do Nordeste com maior investimento em saúde por pessoa, com gasto de R$ 590,71 por cada habitante.

No ranking geral, a capital piauiense é a terceira capital do país que mais gastou recursos próprios com ações e serviços na área da saúde. Em primeiro lugar ficou a cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e em segundo a capital paulista, São Paulo.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, avalia os dados e ressalta os desafios da pasta da saúde: “O investimento aplicado pela Prefeitura de Teresina na área da saúde é alto. Nós temos uma rede complexa e grande, e o que precisamos para melhorar este gasto é otimizar cada vez mais o resultado, que funcione o sistema como um todo, inclusive que haja maior coparticipação do Governo do Estado, investindo em hospitais da capital e do interior”, diz.

Ele explica ainda que Teresina atrai pacientes vindos do interior: “A capital busca ter resolutividade e dispõe de diversos serviços pelo SUS, o que atrai a vinda de muitos pacientes. Outra questão é a geográfica, dada a proximidade existente entre Teresina e municípios do leste do Maranhão. Há também pouca oferta dos serviços especializados nos municípios do Piauí. É preciso que o Governo do Estado fortaleça a saúde no interior, estratégia que acarretaria na vinda de menos pacientes para Teresina”.

Uma das metas para 2019 é a solicitação da Revisão da Programação Pactuada Integrada (PPI), documento que define onde serão prestados os serviços especializados do SUS no Piauí e o seu financiamento a quem está efetivamente prestando o atendimento: “É preciso revisar urgentemente a PPI, pacto feito no ano de 2009, pois, de lá para cá, a área da saúde sofreu mudanças consideráveis. O nosso objetivo é melhorar o atendimento e garantir o seu financiamento”, finaliza Charles.

Facebook
Veja também