Viagora

Teresina é a cidade que mais atende pacientes de outros municípios

De acordo com levantamento do IBGE, Teresina recebe 300 pacientes vindos de outras cidades para serviços médicos de alta complexidade.

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Ministério da Saúde, mostra que Teresina atende pacientes de 300 cidades, sendo a capital brasileira que mais recebe pessoas para atendimento médico de outros municípios.

Além de atender pacientes do Piauí, a capital realiza o atendimento de pessoas que procuram serviços médicos de alta complexidade vindos do Centro-Sul do estado do Maranhão e dos demais estados do país.

  • Foto: Divulgação/ IBGETeresina é a capital que mais atende paciente do outras cidades, diz IBGETeresina é a capital que mais atende paciente do outras cidades, diz IBGE

De acordo com o levantamento, em segundo lugar está a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que atende pessoas de 263 municípios, seguida de Salvador, na Bahia, que recebe pacientes de 248 cidades. Grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, aparecem em 21° e 24° colocação respectivamente.

Já em relação aos atendimentos de baixa complexidade, Teresina fica na segunda colocação, sendo procurada por pacientes de 95 cidades. No topo do ranking fica a cidade de Goiânia, em Goiás, que recebe pacientes de 115 municípios.

O levantamento preliminar realizado pelo IBGE foi encaminhado para o Ministério da Saúde e para o Fundação Oswaldo Cruz , para que sejam elaboradas políticas públicas e planos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Facebook
Veja também