Piauí

Teresina é a cidade que mais atende pacientes de outros municípios

De acordo com levantamento do IBGE, Teresina recebe 300 pacientes vindos de outras cidades para serviços médicos de alta complexidade.
16/04/2020 15h35 - atualizado

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Ministério da Saúde, mostra que Teresina atende pacientes de 300 cidades, sendo a capital brasileira que mais recebe pessoas para atendimento médico de outros municípios.

Além de atender pacientes do Piauí, a capital realiza o atendimento de pessoas que procuram serviços médicos de alta complexidade vindos do Centro-Sul do estado do Maranhão e dos demais estados do país.

  • Foto: Divulgação/ IBGETeresina é a capital que mais atende paciente do outras cidades, diz IBGETeresina é a capital que mais atende paciente do outras cidades, diz IBGE

De acordo com o levantamento, em segundo lugar está a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que atende pessoas de 263 municípios, seguida de Salvador, na Bahia, que recebe pacientes de 248 cidades. Grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, aparecem em 21° e 24° colocação respectivamente.

Já em relação aos atendimentos de baixa complexidade, Teresina fica na segunda colocação, sendo procurada por pacientes de 95 cidades. No topo do ranking fica a cidade de Goiânia, em Goiás, que recebe pacientes de 115 municípios.

O levantamento preliminar realizado pelo IBGE foi encaminhado para o Ministério da Saúde e para o Fundação Oswaldo Cruz , para que sejam elaboradas políticas públicas e planos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Mais na Web