Viagora

Teresina está há 3 meses com queda nos índices da Covid, diz FMS

A análise consta nos dados relativos a 31ª semana epidemiológica, de 01 a 07 de agosto de 2021.

Os dados são do Comitê de Ações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) relativo a 12 semanas deste ano, revelam que Teresina registra há três meses uma queda nos índices relativos à Covid-19.

 A análise consta nos dados relativos a 31ª semana epidemiológica, de 01 a 07 de agosto de 2021.

Conforme o COE estão em queda há 12 semanas todos os índices de avaliação da Covid em Teresina. A queda nos índices foi na média móvel de todos os óbitos por Covid-19, na média móvel das internações por Covid, e no R0 que agora é menor que 1,0 (que mede a transmissibilidade do vírus). Também estão em queda a média móvel dos atendimentos por casos confirmados, a demanda por testes RT-PCR e média móvel dos atendimentos por síndrome gripal o que confirma que a doença está em queda em Teresina.

O infectologista da FMS e coordenador médico do COE, Walfrido Salmito, avalia que a vacinação contra a Covid tem contribuído para a redução dos índices.

“Analisamos que com as medidas de prevenção que são administradas além da vacina contra a Covid temos a redução da contaminação. Essa é uma realidade mundial e que Teresina segue e reflete a importância da vacinação. Alertamos para os cuidados que todas as pessoas devem ter, mesmo já estando vacinadas com a segunda dose que é manter distanciamento, usar a máscara facial e fazer a higiene das mãos”, explica.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que a rede municipal de saúde conta com infraestrutura de atendimento. “Desde o início da pandemia que estruturamos hospitais, unidades básicas de saúde e montamos equipes de profissionais preparados para atender as demandas de pacientes com Covid”, ressalta.

Facebook
Veja também